Dentro do processo de acompanhar de perto os moradores da ocupação Maria do Carmo III, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Saúde, está nesta quarta-feira, 17, realizando ações relacionadas com a prevenção de doenças provenientes da chuva, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atualização do cartão de vacinas, além de orientações quanto à saúde bucal de crianças e adultos. A iniciativa faz parte de um cronograma que será seguido pelos servidores da SMS, que visitarão as áreas da cidade que foram atingidas pelas chuvas.
Todo o esforço da SMS é para que as pessoas possam ser atendidas de forma rápida e prática. Segundo a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Mayra Oliveira, a intenção é minimizar problemas de saúde, através da informação e do cuidado direto aos moradores. “Estamos prestando todo o auxílio às famílias que foram atingidas pelas chuvas e que de alguma forma foram expostas a riscos. Assim, nossas equipes estão verificando possíveis casos de contatos com animais como ratos, por exemplo, além da contaminação de alimentos por água suja”, disse.
Durante todo o dia, as equipes de Saúde da Família e de Vigilância em Saúde estão visitando todas as casas alertando sobre dengue, sempre conversando com a população sobre os danos que a água contaminada pode causar. “Nosso trabalho é feito de forma coletiva e também individual, onde a promoção de saúde é o foco. Estamos distribuindo hipocloreto e kits de escovação dental e ensinando como usar esse material da melhor maneira possível”, contou Mayra.
Para Cilene Maria dos Santos, moradora da região, a visita da SMS facilitou o acesso. Ela contou que normalmente procura a USF Massoud Jalali para resolver questões ligadas à saúde, mas que aproveitou a ocasião para tirar dúvidas e saber se a saúde tinha sofrido algum dano. “Meu barraco molhou muito, e sempre me preocupo com a contaminação dos alimentos, tanto é que guardo tudo na geladeira, para evitar contato com animais peçonhentos. Me preocupo muito com a saúde de minha família, e aqui pude realizar algumas avaliações médicas, além de tirar as dúvidas que tinha sobre limpeza”, contou.
Jardim Universitário
Nesta quinta-feira, as equipes da SMS estarão no Jardim Universitário e na sexta a agenda será com os abrigados, no espaço que a prefeitura montou na Igreja Senhor do Bonfim, onde atende desde a semana passada 26 famílias.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ascom/PMSC