As fiscalizações da Lei Seca, efetuadas pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), autuaram 27 pessoas em operações realizadas entre a noite de sexta-feira, 18 e a madrugada deste domingo, 20, em diferentes pontos da capital. Ao todo, foram fiscalizados 160 veículos durante blitze realizadas nas avenidas Hermes Fontes, Euclides Figueiredo, Beira Mar e Mário Jorge.
Com um efetivo de 20 policiais militares empregados em vias estratégicas de Aracaju, a CPTran realizou 77 testes de alcoolemia com o uso de aparelhos etilômetros. Dos 27 registros de embriaguez ao volante, cinco condutores foram detidos e conduzidos à Delegacia, sete foram autuados administrativamente e 15 se recusaram a fazer o exame, popularmente conhecido como bafômetro, situações em que foram aplicadas medidas semelhantes aos dos motoristas comprovadamente embriagados. Em uma das abordagens, o condutor não conseguiu sair do carro e dormiu em cima do volante, demonstrando total incapacidade de dirigir por estar embriagado.
Ainda no período das fiscalizações, a Companhia de Trânsito contabilizou cinco acidentes com três pessoas se lesionadas. Contudo, não houve nenhum registro de morte por acidente em ruas e avenidas da capital.
As ações de fiscalização prosseguem durante este domingo com o objetivo maior de promover a segurança e a cidadania no trânsito, reforçando a responsabilidade social de todos os envolvidos na circulação viária.
Em situações de suspeita de embriaguez ao volante, as equipes da Polícia Militar devem ser acionadas por meio do disque 190.