A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem a público se solidarizar com o professor Carlos Cristhian Almeida Gomes e a sua família, pelo incidente ocorrido no Colégio Estadual Olga Barreto, nesta terça-feira, 12. O professor foi alvejado por três tiros por um aluno da 8ª séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encaminhado pelo Samu ao Hospital de Urgência de Sergipe, ainda na noite do acidente o professor foi submetido a uma cirurgia e se encontra na UTI.
Ao tomar conhecimento, a secretária da Educação, professora Hortência Maria Pereira Araujo, determinou a suspensão das aulas na unidade de ensino e pediu que os assessores da Seed prestassem toda assistência à família e ao professor. Nesta quarta-feira, 13, duas psicólogas, o diretor da Rede Qualivida, Silvio Oliveira, e o diretor do Departamento de Educação, professor Manuel Prado, foram ao hospital prestar total solidariedade a família de Carlos Almeida. Durante a manhã, após chegar de uma reunião em Itabaiana, a secretária fez uma visita ao paciente e apresentou sua solidariedade à família. Ela colocou os técnicos da Seed à disposição dos familiares do professor no que se refere a apoio e suporte emocional.
Durante reunião no final da manhã com o diretor do Olga Barreto, professor Júnior, ficou definido que a partir desta quinta-feira, 14, a equipe de psicólogas da Seed vai começar um trabalho de acolhimento junto aos professores e servidores da escola. A ação vai se realizar nos três turnos e tem como propósito auxiliar os profissionais a desconstruir os possíveis traumas que o acidente tenha provocado. Os alunos também serão assistidos e a secretaria colocou seus profissionais de psicologia para atender professores e servidores que precisarem de uma assistência individualizada.
A Secretaria de Estado da Educação também decidiu reforçar os programas de combate à violência e promoção da cultura da paz na escola. Agora a coordenação dos Programas Escolas Promotoras da Paz e Cidadania e Paz nas Escolas estão organizando uma ação emergencial na unidade de ensino onde aconteceu o episódio. O intuito da secretaria é disseminar a cultura da paz e o enfrentamento à violência com ações educativas e pedagógicas, mostrando ao aluno, que é preciso desarmar-se da violência e cultivar a paz.
Esta escola não tem histórico de violência de qualquer natureza. O episódio da última terça-feira surpreendeu a comunidade escolar, visto que esta desenvolvia seus projetos pedagógicos com uma relação de respeito mútuo entre professores, gestores e estudantes.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta pelo Facebook
Ascom/Seed