Esse sábado, 13, é o Dia D para vacinação contra gripe. Por esse motivo as Unidades de Saúde da Família do estado funcionarão nesse sábado até às 17h. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 162 mil pessoas já foram imunizadas em Sergipe. O Estado precisa atingir a meta de 400 mil pessoas.
Fazem parte do público alvo pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças de até cinco anos, profissionais de saúde e professores das redes pública e privada.
São Cristóvão
Em São Cristóvão, vizinho à capital Aracaju, o Dia D da vacinação contra gripe foi iniciado no Posto de Saúde Antônio Valadares, na Praça da Matriz. No município, a campanha tem a coordenação de Daniela Rodrigues, da vigilância em saúde, e Jucimara dos Santos, da imunização. O prefeito Marcos Santana, a secretária de Saúde Joélia Silva e os vereadores Paulo Júnior e Tony da Academia participaram da abertura.
A secretária Joélia Silva pediu a ajuda das equipes de saúde e educação para atingir a meta do município. “Conto com a ajuda dos nossos coordenadores, enfermeiros, e outros profissionais de saúde para que a gente consiga imunizar todas as pessoas que fazem parte do nosso público-alvo. A secretaria de Educação também pode nos ajudar enviando a relação dos professores e até organizando um mutirão de vacinação com esses profissionais”, pediu.
O prefeito Marcos Santana visitou outras unidades de saúde do município, a exemplo da Unidade Raimundo Aragão, no bairro Alto da Divinéia, onde foi recebido pela enfermeira Faraíde Diniz e os outros profissionais de saúde que trabalham na unidade. Na visita, ele ressaltou a importância da imunização. “Cerca de 16 mil pessoas serão vacinadas contra a gripe em São Cristóvão. Essa vacina é importante para evitar complicações causadas pela gripe, como a pneumonia”, destaca.
A comerciária Maria de Lourdes, de 61 anos, procurou a unidade de saúde. “Sou muito ativa, gosto de dançar, de participar dos eventos, mas a gripe sempre me deixava muito mal até eu tomar a vacina pela primeira vez, depois disso não gripei outra vez”, contou.
Prevenção
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar é uma forma de prevenir o contágio pela gripe. Também é recomendado cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias