Na manhã deste domingo, 31 de agosto, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ex-governador de Alagoas, divulgou em suas redes sociais uma foto de um dos pilares da ponte sobre o Rio São Francisco, que ligará as cidades de Penedo (AL) e Neópolis (SE).
“Tinha gente que não acreditava, outros torciam contra, uns mais poderosos trabalhavam contra. Esses perderam! Ganharam os que perseveram e se dedicaram. Fé no trabalho e, com a força das pessoas de bem, a gente chega lá. Vamos adiante que, ano que vem, quero entregar ao lado do presidente @lulaoficial essa ponte pronta. Nosso governo sempre do lado do povo brasileiro”, escreveu o ministro.
Obra histórica para a região
Considerada uma das obras mais aguardadas do Nordeste, a ponte sobre o Rio São Francisco já está em fase de execução. O empreendimento é visto como estratégico para a integração entre os estados de Sergipe e Alagoas e promete trazer impactos diretos no transporte, turismo e economia da região.

Ponte entre Sergipe e Alagoas avança e já ergue pilares sobre o Rio São Francisco – Foto: reprodução/Renan Filho
As rodovias SE-335 e AL-225, que serão interligadas pela ponte, estão em processo de federalização e passarão a compor a nova BR-349. A via deverá servir como alternativa à BR-101, ajudando a desafogar o tráfego e encurtando distâncias entre importantes centros urbanos do Nordeste.
Detalhes do investimento
O investimento total está estimado em R$ 203 milhões. A obra será executada pelo consórcio formado pelas empresas Arte Leste e A. Gaspar, com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O prazo previsto para conclusão é de 36 meses.
Atualmente, quem sai de Aracaju em direção a Neópolis percorre cerca de 120 quilômetros pelo interior (BR-101/BR-335) ou aproximadamente 110 quilômetros pelo litoral (SE-100). Já o trajeto de Maceió a Penedo soma em média 170 quilômetros pelas rodovias BR-101 e AL-105. Com a ponte, a travessia passará a ser direta, substituindo o uso de balsas, meio mais comum utilizado atualmente.
Como será a ponte
Extensão de 1,08 quilômetro, além de 12,25 quilômetros de acessos;
Estrutura com 21,1 metros de largura, incluindo calçadas e ciclovias;
Vão central de 300 metros para garantir a navegação no rio;
Benefício direto estimado para cerca de 80 mil moradores da região.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias