As obras realizadas pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, com recursos do Prodetur – Sergipe (Programa de Desenvolvimento do Turismo em Sergipe), na Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, em Aracaju (SE), na Ilha Mem de Sá e no Povoado Caibrós, em Itaporanga, já estão modificando estes pontos turísticos sergipanos. A revitalização da Orla Por do Sol Cleomar Brandi, autorizada pelo Governo do Estado no mês de maio deste ano, já está 20% dos serviços concluídos e tem previsão de chegar aos 35% até o fim de agosto.
O espaço público representa um dos mais importantes cartões postais de Sergipe e está localizado às margens do rio Vaza Barris, no povoado Mosqueiro, na capital sergipana. A Orla recebe investimentos que totalizam R$ 1.821.392,44, financiados pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
Também às margens do rio Vaza Barris, mas no município de Itaporanga D’Ajuda, a construção dos atracadouros da Ilha Mem de Sá e do Povoado Caibrós é fruto de um investimento de R$ 2.050.102,50 e tem o objetivo de fomentar o turismo na região. As obras já estão 15% prontas e devem atingir os 30% até o final deste mês de agosto.
Pôr do Sol
As madeiras do píer já foram completamente retiradas e estão sendo substituídas gradativamente. Além disso, cerca de cem trabalhadores atuam diariamente na reforma de todo o local, inclusive na recuperação de equipamentos como bancos, piso e canteiros.
As intervenções tem previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano e já animam quem vive e comercializa na região. “Acredito que a obra irá melhorar bastante tanto para nós comerciantes, como também para quem visita o local, que é um dos principais pontos turísticos de Sergipe e deve mesmo ser muito valorizado. Então, para nós, é motivo de muita alegria ver essa reforma”, destaca o comerciante Lincoln Brito.
Com a obra, a Orla ganhará iluminação e restauração de pilares, da laje e vigas, melhorando a ida e vinda de turistas e sergipanos que embarcam no local. O projeto prevê a reurbanização, com melhora da iluminação e reforma total do píer existente. Serão realizados serviços essenciais para recuperar o funcionamento e o desempenho turístico do espaço de lazer.
Investimentos
O projeto também prevê uma maior organização na chegada e saída de embarcações, através da construção de três atracadouros: um para pesca local, um para lanchas de pequeno porte e outro para embarcações maiores, como catamarãs.
Quem frequenta a Orla também terá mais segurança e comodidade. Aqueles que chegarem de ônibus, por exemplo, descerão em pontos sinalizados e com lombada de acessibilidade. Entre outros benefícios da revitalização, estão a instalação de lâmpadas de LED, a reforma do calçadão com 800 metros, instalação de sistema de segurança com câmeras e instalação de três píeres flutuantes.
O projeto de manutenção e modernização da Orla Pôr do Sol prevê, ainda, a construção de núcleos de banheiros e chuveiros públicos, para acesso de quem desembarca de passeios pelo rio. Desenhos artísticos serão pintados no piso e em paredes da orla e as atividades do Centro Cultural também serão retomadas.
Caibrós e Ilha Mem de Sá
Em Itaporanga D’Ajuda, as intervenções no povoado Caibrós constam da construção de um atracadouro e melhorias no entorno do local, totalizando 3100m² de obras. O espaço terá estacionamento, calçamento, paisagismo e quiosques de sombra.
Já a Ilha Mem de Sá contará com um atracadouro e melhorias no entorno do local, totalizando 462m² composto de calçamento, paisagismo e quiosques de sombra.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Agência Sergipe de Notícias