As escolas municipais de Aracaju trocaram o uniforme este ano para se adaptar às novas cores da prefeitura. Cada aluno ganhou apenas uma camisa do novo modelo, e quem aparece com a roupa antiga está sendo impedido de entrar em pelo menos um colégio da capital.
Roseane Santos guarda o uniforme da filha de 8 anos, que era usado até o passado. “Esse ano deram essa. Só deram uma. Essa farda está nova, deram ano passado”, conta.
Na escola, quem não tem a farda nova é barrado. “O pessoal não pode entrar. Ordem da direção”, disse o porteiro.
A diretora da escola não quis gravar entrevista, mas informou que a determinação de barrar os alunos com o uniforme antigo foi feita no dia 24 de fevereiro deste ano. Ela disse ainda que foram distribuídos cerca de mil uniformes, um para cada aluno matriculado na escola.
“Dão um uniforme só, a gente chega e vai passar a semana todinha com uma farda suja”, questiona a empregada doméstica Rosa Francisca dos Santos.
A diferença entre os dois uniformes é que mudou a cor da gola, da manga e da faixa com o nome da Secretaria da Educação de Aracaju, que agora é verde e antes era laranja. Ao todo, 30 mil alunos da rede pública de Aracaju tiveram que se adaptar porque não há previsão de que novos uniformes sejam entregues.
“Perdeu aula ontem devido a isso, porque estava molhado o uniforme. Sujou, só tem ele mesmo”, afirma a dona de casa Marta Paulino.
A mudança de acordo com a Secretaria da Educação, foi para adequar a nova cor à nova gestão. “Como a prefeitura nessa gestão tem uma nova logomarca, a farda acompanha a nova logomarca da prefeitura municipal de Aracaju. Não tem alternativa, tem que usar. Ela recebeu, está lá”, diz o assessor da Secretaria de Educação Pedro Rocha.
Clique aqui e veja a matéria do Bom Dia Brasil
por Bom Dia Brasil/Globo