Por Osmar Rios
Aracaju
Nas caixas de som espalhadas pelo ginásio, o forró pé de serra recepcionava a delegação da seleção feminina de ginástica artística antes do primeiro dia de treino em Aracaju. “Youkoso”, ou melhor, sejam bem-vindos! Com o Constâncio Vieira repleto de aparelhos, os seis técnicos e as cinco ginastas não perderam tempo e foram logo testar tudo o que tinha naquele espaço. Um dos treinadores falou sobre a estrutura disponibilizada para a aclimatação na capital sergipana.
– Gostei. Os aparelhos são muito bons, está tudo bem organizado e acredito que será suficiente para que nossa seleção consiga resultados positivos na OIimpíada. Além disso, Aracaju é uma cidade muito legal, temos um bom ambiente para treinar e outro melhor ainda para relaxar, já que estamos hospedados bem perto da praia – comentou Shuji Sakamoto.
Aiko Sugihara, Asuka Teramoto, Mai Murakami, Sae Miyakawa e Yuki Uchiyama são as representantes nipônicas. A atual fase da equipe japonesa é muito boa, considerada uma das melhores de todos os tempos para o país. Mesmo com as diversas medalhas individuais já conquistadas em 2009 no Mundial, com Koko Tsurumi, e o quinto lugar por equipes nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), o nível das “taisô senshu” (ginastas) cresceu bastante. Prova disso foi a sexta colocação de Murakami no individual geral, o quarto lugar de Sae Miyakawa no solo e a quinta posição geral por equipes em Glasgow, no Mundial do ano passado. Resultados muito bons para o Japão no feminino.
Uma das atletas de destaque na modalidade é Mai Murakami. A ginasta de 1,45m tem 19 anos e surpreendeu na competição internacional na Escócia, como foi citado anteriormente. Curioso é que ela era reserva, mesmo tendo chegado à uma final por aparelhos no Mundial de 2013, e no do ano passado foi de grande importância para o Japão. Ela comentou sobre os aparelhos disponibilizados, da possibilidade de conquistar medalhas no Rio 2016 e do clima de Aracaju.
– Os aparelhos são bons, estão aprovados. Não tenho nada a falar. Estou treinando muito, bastante focada e espero ajudar o Japão a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos. Quanto ao clima da cidade, eu estou achando tranquilo, porque atualmente no Japão está fazendo um calor maior do que aqui. Falaram para mim que seria mais frio, mas achei agradável – afirmou Murakami.
Aracaju oriental
A seleção feminina de ginástica artística vai ficar treinando em Aracaju até o próximo sábado. Nesta quinta, serão dois turnos: “gozen” (manhã, das 10 às 12h) e “gogo” (tarde, das 15 às 18h). Na sexta, apenas pela manhã e no último dia novamente farão atividades em dois períodos. Além disso, a partir do dia 30 de julho a turma da ginástica de trampolim desembarca na capital sergipana, começa a treinar no dia seguinte e fica até dia 3 de agosto. Por fim, a ginástica rítmica japonesa também fará escala em Aracaju antes de seguir com destino ao Rio de Janeiro. Os treinamentos serão do dia 4 a 15 de agosto. Vale ressaltar que a seleção olímpica de futebol japonesa também está prestes a chegar. A delegação desembarcará em Sergipe na próxima sexta, com chegada prevista para às 13 horas.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Matéria extraída do Portal globoesporte.com.