A ex-deputada estadual Ana Lúcia Menezes foi homenageada, ontem à noite, pela Câmara Municipal de São Cristóvão. Em sessão solene realizada nesta quinta-feira, 18, a Câmara Municipal a entregou oficialmente o Título de Cidadania Honorária sancristovense, decorrente da aprovação por unanimidade do Projeto de Resolução nº 07/2021, de autoria do vereador Thiago Corrêa, em virtude dos relevantes serviços prestados por ela ao município, a exemplo da Lei nº 8.096/2016, que incluiu a Procissão do Senhor dos Passos no Calendário Oficial Cultural de Sergipe.
A cerimônia foi realizada no Museu Histórico de Sergipe, e contou com a presença do prefeito Marcos Santana, senador Rogério Carvalho, deputado federal João Daniel, além da vereadora por Aracaju, Angêla Melo (PT), familiares e convidados.
Para o autor da propositura que culminou com a homenagem, vereador Thiago Corrêa, Ana Lúcia o inspira pela sua coerência e compromisso com a Educação e com a luta dos trabalhadores. “A senhora é um exemplo do que defendeu Paulo Freire. Nunca houve distância entre o seu discurso e a sua prática. Parabéns às professoras e aos professores de São Cristóvão, que agora têm também como conterrânea a sua mais notável representante”, ressaltou.
– Receber um título tão importante da nossa cidade mãe. Quero fazer um agradecimento ao nosso prefeito Marcos Santana, que me encorajou a estar aqui, tendo em vista o meu tratamento do câncer de pulmão. Na minha infância e adolescência, meus pais gostavam muito de viajar para o interior, para que eu e o meu irmão pudéssemos conhecer as cidades, e aqui em São Cristóvão, íamos sempre a bica dia de sábado. São marcas em minha história. A nossa querida cidade mãe tem uma marca muito forte na minha formação política. Agradeço a população de São Cristóvão, que me apoiou desde o meu primeiro mandato. Conseguimos uma boa votação, claro, boa parte dos professores, que sempre nos reconduziram por 16 anos. Agradeço de coração. Sou filha de Aracaju, que é filha dessa bela cidade, a única no Brasil influenciada pela cultura espanhola, com toda essa característica colonial – afirmou a homenageada.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana , destacou a história de luta e empenho da ex-deputada em favor da educação. “Cada gesto e opinião que emito, faz parte, conta e constrói a minha história política. Tento, todos os dias, num processo político, mas sobre tudo educativo, fazer com que aqueles que estão do meu lado e me escutam e divergem, que eles possam também ser contaminados e influenciados por isso, e dê importância a cada ato que nós políticos fazemos no dia a dia. Falo isso porque aqui tem 17 homens que atenderam a propositura do vereador Thiago Correia, aprovada de maneira unânime, a concessão do título”, ressaltou.
– Ana Lúcia é uma mulher professora, mãe, lutadora, política, uma pessoa que sempre ouvi, e que tentei inserir na minha vida fragmentos. O gesto que os senhores vereadores fizeram hoje, faz história nesse momento. Acreditem nisso! O ingresso de Ana Lúcia como filha de São Cristóvão engrandece São Cristóvão. É o caso da homenageada ser maior do que quem homenageia. Quero, do fundo do coração, agradecer a Ana, que nesse esforço físico que faz, vem aqui nesta noite” – concluiu.
O senador Rogério Carvalho destacou a importância da homenagem. “Ana representa a firmeza e rocha em defesa, não apenas de ideais, mas de luta pela superação de limites que a sociedade impõe de compreensão sobre religião, gênero, o conviver harmônico e pacificamente entre aqueles que tem diferenças, portanto, é uma referência de luta na sociedade pela forma como encara a luta política. Ana é nosso estandarte da política, do partido dos trabalhadores, das mulheres, da educação e agora da cidade de São Cristóvão, como nossa cidadã”.
A entrega do título foi conduzida pelo presidente da Câmara de vereadores, Diego Prado, que destacou a história de luta da ex-parlamentar. “Ana Lúcia é uma referência de luta e de dedicação às causas sociais, dos trabalhadores, das mulheres e dos Direitos Humanos. Seus mandatos foram marcados pela ética, honestidade, competência e compromisso com a luta social, pela educação pública e pela classe trabalhadora, de onde é oriunda”.
Carreira de Ana Lúcia
Como professora, fez de sua vida uma grande lição. Uma lição de luta que passou pros estudantes da rede estadual de ensino de Sergipe por mais de 35 anos, até se aposentar.
Ana Lúcia Vieira Menezes, mais conhecida como Ana Lúcia, nasceu em 17 de maio de 1949, em Aracaju.
Professora da rede estadual por mais de 35 anos, fundadora e liderança do SINTESE, foi eleita em 2002 e reeleita em 2006 a deputada estadual mais votada da história do PT de Sergipe.
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, iniciou na política como deputada estadual de Sergipe, eleita em 2002 com 20.274, sendo a deputada estadual mais votada da história do PT de Sergipe, e repetiu o feito em 2006, com 30.021 votos. Em 2010 foi reeleita para seu terceiro mandato como deputada estadual, cargo que ocupou até 2019.
O nome de Ana Lúcia e sua trajetória política são símbolo da luta do povo de Sergipe. Na resistência democrática, na construção do PT, na consolidação do SINTESE, na formação do Governo de Marcelo Déda.
Ana Lucia foi eleita deputada estadual por 4 vezes pelo Partido dos Trabalhadores, obtendo portanto 4 mandatos consecutivos, tendo encerrado o último em janeiro de 2019, e optou por não mais disputar eleições, por problemas de saúde.
Entre 2007 e 2009, atendendo ao chamado de seu partido e do Governador Marcelo Déda, ocupou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.
Presenças
A entrega foi presidida pelo Presidente da Câmara, Diego Prado, e contou com a presença dos vereadores Marcos Lázaro, Luciano da Colônia, Marcos Neves, Edson Pereira, Edvaldinho Cabeleireiro, Vanderlan Nego, Rafael do Sucatão, Valdecir Filho, Augustinho e Itálo Macário.
O pronunciamento da homenageada emocionou a todos, remetendo à história de lutas em diferentes etapas de sua vida, onde sempre estava presente a mão de uma professora.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias