O prefeito Marcos Santana e o governador Belivaldo Chagas se reuniram nesta quinta-feira, 1º, na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), com os moradores do Complexo Jabotiana, área que tem sofrido rotineiramente com enchentes em períodos chuvosos.
Representantes das associações de moradores da região apresentaram demandas e medidas que apontam como soluções para os problemas com as inundações naquela região. A recuperação do Rio Poxim foi o primeiro ponto de consenso entre as partes.
O encontro aconteceu na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), com presença de equipes técnicas da Deso, Adema, Sedurb e PGE. De acordo com os moradores do Jabotiana, o assoreamento do Rio Poxim, que cruza aquela região, é um dos principais responsáveis pelos transtornos durante chuvas intensas. “Nós colocamos a necessidade de se realizar a dragagem do rio quanto antes, e eles garantiram que vão fazer um projeto para a obra”, afirma Flávio Marcel.
O governador acredita que seriam necessários pelo menos R$ 10 milhões para executar a obra. Ele pediu para que o projeto fosse elaborado pelas equipes do Governo e apresentado quanto antes, para que Estado e os municípios de Aracaju e São Cristóvão busquem a captação dos recursos necessários.
Obra na Lagoa segue sem consenso
Se a obra no Poxim é unanimidade, a obra que vem sendo executada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para construção de uma estação de tratamento na região da Lagoa Doce é o ponto de divergências. Os moradores da região acreditam que a obra está agravando os efeitos das enchentes e pedem a paralisação. O Governo afirma que a Adema e Deso já apresentaram relatórios mostrando que não há qualquer influência – mas garante que se outro órgão comprovar que a obra prejudica a região, os serviços serão embargados.
Comissão permanente
A reunião desta manhã também selou a criação de uma comissão permanente para discutir as ações na região. A comissão será formada por representantes dos moradores, dos órgãos e municípios envolvidos com aquela região do bairro Jabotiana. Na próxima semana uma nova reunião está agendada com os moradores.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações de Ícaro Novaes, do portal Infonet