O YouTube anunciou nesta terça-feira (28) que irá lançar um serviço de TV com pacotes de canais ao vivo, em um desafio direto à TV a cabo e por assinatura.
O YouTube TV foi pensado para os jovens que buscam notícias, filmes e mais programas sem assinar o serviço por cabo ou satélite, explicou a diretora executiva da plataforma da Google, Susan Wojcicki.
Como informa a agência AFP, o novo serviço permitirá aos assinantes nos Estados Unidos ter acesso em qualquer dispositivo conectado a redes como ABC, CBS, Fox e NBC, além de canais de esporte e dezenas de canais a cabo populares, informou o YouTube.
O lançamento do YouTube TV está previsto para os próximos meses, a um custo de US$ 35 mensais, com seis contas de usuário permitidas por assinante, posicionando-se para competir com os pacotes básicos da Sling TV (Dish Network) e DirecTV Now (AT&T).
“O YouTube TV foi criado especificamente para as necessidades de uma nova geração de fãs de TV, que desejam assistir ao que quiserem, quando quiserem, como quiserem, sem compromisso”, assinalou Susan em entrevista coletiva transmitida da sede do YouTube, na Califórnia.
O produto também oferecerá conteúdo original da própria plataforma além das tradicionais emissoras da televisão norte-americana. O pacote básico terá 40 canais, mas haverá outros, como o Showtime, que poderão ser contratos pelos usuários com um adicional na mensalidade.
Segundo a agência EFE, além do conteúdo ao vivo, o YouTube TV permitirá que os programas sejam gravados pelos espectadores na nuvem. Em evento realizado em Los Angeles, o Google demonstrou o novo produto. O YouTube TV tem uma interface básica que permite que o usuário mude com facilidade da programação ao vivo para os conteúdos gravados ou baseados em recomendações.
O YouTube TV, disse Wojcicki, surge como resultado das três fases vividas pela televisão: o sucesso da TV a cabo, o surgimento dos vídeos online e a popularização dos smartphones, equipamento que levou a televisão para o bolso das pessoas.