Da Redação Jornal da Cidade
Retomaram as aulas, ontem, cerca de 25 mil alunos da educação presencial de 106 opções de cursos, nos cinco campi.
“Está tudo tranquilo, dentro da normalidade e não tivemos nenhum tipo de problema”. A avaliação é do pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Heimar Souto, referindo-se ao retorno às aulas depois de quatro meses de greve dos professores. “É um ritmo gradual”, disse o pró-reitor que percorreu toda universidade, onde vários prédios passam por algum tipo de reformas. As aulas deste semestre seguem até o dia 6 de novembro e a partir do dia 26 recomeçao segundo que vai até 8 de abril de 2013.
Retomaram as aulas, ontem, cerca de 25 mil alunos da educação presencial de 106 opções de cursos, nos cinco campi: São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto. Ontem pela manhã, Paulo Heimar aproveitou o recomeço das aulas para verificar os equipamentos para os alunos portadores de necessidades especiais,a exemplo de rampas e elevadores, que entraram em funcionamento.
Retomaram as aulas, ontem, cerca de 25 mil alunos da educação presencial de 106 opções de cursos, nos cinco campi: São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto. Nesse retorno, os alunos encontraram algumas modificações, por conta de obras que estão andamento,principalmente nas passarelas entre as didáticas II, III e IV, uma vez que o acesso ocorrerá apenas pelas laterais.“Os transtornos que a comunidade universitária está passando são passageiros, e o conforto permanente. Hoje, a UFS está com 23 obras em andamento, com investimento aproximado de R$ 120 milhões. Esse conjunto tem uma previsão de conclusão de até 2013”, disse o prefeito do campus Djalma Arruda.
Nesta primeira semana de aula, 25 integrantes do Programa UFS Ambiental e a equipe de vigilantes do campus estarão dando orientações aos transeuntes sobre a circulação. A Prefcamp elaborou um outdoor – a ser fixado nas duas entradas do campus de São Cristóvão – informando as modificações no acesso às didáticas.
Alguns ambientes estão sendo adequados com a função de melhorar a acessibilidade. Estão em andamento a instalação do piso tátil, totens de identificação dos prédios, plataformas (elevadores) em todas didáticas e adequação de calçadas e banheiros (alguns já estão liberados para uso).
Estão ainda em andamento a reforma e ampliação da Biblioteca Central (Bicen) e do Restaurante Universitário (Resun). Mesmo com as obras na Biblioteca Central, o horário de atendimento não será interrompido, mantendo-se, ininterruptamente, das 8h às 22h.