Em respeito às religiões e à cultura matriz africana, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), realizou, durante toda a manhã desta sexta-feira, 02, a tradicional lavagem das escadarias. Pela primeira vez, além da lavagem, os adeptos e simpatizantes realizaram um cortejo até a Prainha do Porto Grande, onde entregaram oferendas à Iemanjá.
Presente durante as homenagens, o prefeito Padre Inaldo ressaltou a importância de respeitar as manifestações religiosas do município. “É obrigação do poder público respeitar e valorizar todas as religiões. Hoje, os adeptos do município estão celebrando o dia de Iemanjá e nós estamos aqui dando todo o apoio necessário, participando das homenagens e mostrando que devemos respeitar todas as manifestações religiosas e culturais”, relatou.
No calendário litúrgico das religiões de matrizes africanas, dia 2 de fevereiro comemora-se o dia de Iemanjá e, no município, as homenagens já viraram tradição. “É um sincretismo religioso no qual celebramos nesse dia, o dia de Iemanjá, nossa mãe. Estamos muito felizes por poder dar continuidade às nossas festividades e por isso agradecemos ao prefeito por ter aberto os braços e acolhido nossa causa”, contou mãe Silvia de Oxum Opará.
Participando de todo o cortejo, a moradora Ana Paula, de 39 anos, diz que todo ano prestigia essa tradição e se emociona com cada momento. “É uma festa muito bonita e nós moradores estamos muito felizes com o apoio da Prefeitura. Para a gente, que vem assistir, cada homenagem que é feita nos emociona, porque é uma religião e uma cultura muita bonita e que faz parte da nossa bela cidade: Nossa Senhora do Socorro”, afirmou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Isadora Pinho da ANSocorro