As concessionárias de veículos do estado de Sergipe não atendem as reivindicações e os trabalhadores do setor discutem paralisação para os próximos dias. A Federação dos Empregados no Comércio, Fecomse, também não descarta possibilidade de uma greve.
“É um absurdo a postura dos concessionários de veículos. As empresas não atenderam às reivindicações que estamos negociando há meses. A Federação tem apostado nas negociações, mas os patrões estão empurrando os trabalhadores para a paralisação. Entendemos que a greve é o último instrumento que temos para fazer com que os empresários revejam essa postura intransigente”, afirma o presdidente da Fecomse, Ronildo Almeida.
O Sindicato das Concessionárias de Veículos não participou das negociações na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, SRTE, para o fechamento da convenção coletiva de trabalho dos comerciários 2012/2013. A Federação dos Empregados chegou a recorrer ao Ministério Público do Trabalho para tentar iniciar o processo de negociação, mas não houve avanço.
“Desde o início das negociações na Superintendência Regional do Trabalho, em 14 de maio, o Sindicato das Concessionárias de Veículos se mostra intransigente, demonstrando total desrespeito e falta de compromisso com os trabalhadores do ramo. A pauta de reivindicações foi entregue em março e até agora o setor patronal se recusa a sentar para negociar”, explica Ronildo Almeida.
A Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 dos comerciários foi assinada na primeira semana de outubro. Com o acordo, os Pisos da categoria passaram a ser de R$ 675,00 (primeiro piso) e R$ 655,00 (segundo piso), retroativos a 1º de Maio (mês da data-base da categoria). Os comerciários que recebem salários acima dos Pisos tiveram reajuste de 6,5%, além da ratificação de todas as conquistas da Convenção de Trabalho anterior.
ASCOM FECOMSE