Uma forte chuva atingiu Aracaju e parte do município de São Cristóvão desde a madrugada deste sábado (12), acompanhada de trovões, relâmpagos e raios. O volume de água foi tão intenso que diversas ruas, avenidas e bairros ficaram completamente alagados, provocando transtornos à população. O período mais crítico foi por volta das 4h da madrugada, quando o índice pluviométrico atingiu seu pico.
De acordo com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas do Governo de Sergipe, há previsão de chuvas moderadas a intensas para este sábado (12) e também para o domingo (13). O acumulado pode ultrapassar os 50 milímetros nesses dois dias, com possibilidade de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas. As regiões mais afetadas devem ser a Grande Aracaju, centro-sul, agreste central, alto sertão e leste sergipano.
As fortes chuvas que caíram durante a madrugada já causaram transtornos em várias regiões do estado. Em Aracaju, diversas ruas e avenidas foram inundadas, dificultando o tráfego de veículos. A Defesa Civil registrou o transbordamento do canal do conjunto residencial Médici, uma queda de árvore e danos no telhado de um prédio no bairro Ponto Novo.
Até o momento, os maiores acumulados de chuva foram registrados em:
Aracaju: 92,0 mm
Poço Verde: 60,5 mm
Lagarto: 56,1 mm
Simão Dias: 48,7 mm
São Cristóvão: 46,2 mm
Em São Cristóvão, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão nas ruas desde as primeiras horas deste sábado, atuando na desobstrução de passagens de água e galerias pluviais. Na Praça do Rosa Elze, uma rua precisou ser interditada após a queda de uma árvore. No bairro Marcelo Déda, algumas casas foram invadidas pela água da chuva.
A expectativa é que o volume de chuva continue elevado até domingo, com ventos variando entre 40 e 60 km/h.
A Defesa Civil Estadual e de Aracaju alertam para o risco de alagamentos em áreas com pouca drenagem. Também há possibilidade de deslizamentos de encostas, transbordamento de canais, córregos e riachos, além de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Redação, com informações da ascom/Semac