A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta terça-feira (6) o resultado de uma pesquisa estatística que analisou diversos pontos sobre a criminalidade no estado de Sergipe no período entre 2006 e 2010.
Apesar de ter registrado apenas quatro homicídios em 2010, o município de Feira Nova ocupa o primeiro lugar no ranking das cidades mais violentas do estado se levada em consideração a proporção entre a quantidade de homicídios e a população. Nesse mesmo aspecto, Propriá, Neópolis, Riachuelo, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão vêm na sequência.
Em números absolutos, Aracaju registrou 143 homicídios em 2010 e em Nossa Senhora do Socorro foram 63 no mesmo período. Já Canhoba, Cumbe, General Maynard, Graccho Cardoso, Itabi, Pacatuba, Pedra Mole, Pinhão, São Francisco, São Miguel do Aleixo e Telha não tiveram homicídios em 2010.
Além de a análise ser feita em todos os municípios, foi verificado o crescimento da violência nos bairros de Aracaju. Nas seguintes localidades as ocorrências apresentaram os maiores índices: Centro, América, José Conrado de Araújo, Capucho, Cidade Nova, Santos Dumont e Industrial.
O estudo observou o Ambiente e Violência em Sergipe, Mapeamento dos Homicídios nos Municípios Sergipanos, Diagnóstico dos Homicídios no Baixo São Francisco: levantamento e caracterização dos homicídios por motivos fúteis, Análise da Causalidade dos Homicídios no Brasil e em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2001-2010.
Os relatórios vão servir como ponto de base para o planejamento de ações para combater a criminalidade no estado. Na manhã de quarta-feira (7) gestores, operadores e os pesquisadores vão participar do I Seminário Técnico sobre Homicídios em Sergipe para aprofundar as discussões sobre o tema.
“A expectativa é melhorar a efetividade das ações policiais rotineiras e minimizar desgastes e riscos enfrentados por todos operadores de segurança pública”, destaca João Batista Santos Júnior, secretário-adjunto da SSP.
Por Marina Fontenele do G1SE