A prevenção é a melhor arma para evitar as inúmeras doenças que permeiam em todo o mundo. Por isso, o Ministério da Saúde, juntamente com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde do país, realizará no período de 06 a 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, sendo 18 de agosto o dia da mobilização nacional.
Com meta preconizada pelo Ministério da Saúde de atingir 95% do público-alvo, sendo eles crianças de um (01) até quatro (04) anos onze meses (11) e 29 dias, o município de Nossa Senhora do Socorro conta com 11.713 crianças dentro desta faixa etária. De acordo com a gerente de imunização do município, Maysa Vieira, a criança precisa tomar a vacina independentemente da sua condição vacinal e reforça que a campanha não é voltada para os adultos. “Essa campanha não é voltada para os adultos, até porque essas vacinas já estão disponíveis nas salas de vacinação para que adultos tomem como rotina no seu dia a dia, então os adultos de até 29 anos podem tomar duas doses com intervalo de 30 dias e os acima de 29 até 40 anos, uma única dose que é a vacina da tríplice viral. As pessoas acima de 49 não tomam”, esclareceu a gerente de imunização.
Apesar da poliomielite ter sido erradicada do Brasil, essas doenças podem causar consequências graves, inclusive levar ao óbito. “A importância maior é a proteção para que elas não desenvolvam essas doenças, doenças que estavam erradicadas no Brasil. A poliomielite ainda se encontra erradicada, porém de sarampo foram identificados casos importados de outros países e pessoas que não estão protegidas, por não estarem com suas vacinas em dia, podem adquirir e desenvolver essas doenças. Como qualquer doença viral, é de fácil disseminação, então é muito importante que todos estejam vacinados para que essas doenças não ressurjam”, disse Maysa.
Em Socorro, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir da próxima segunda-feira, 06, exceto no dia 18 de agosto, quando acontece o Dia “D” de Vacinação e uma grande mobilização será realizada em todo município.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ANSocorro