O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou na tarde desta segunda-feira (19.08) a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa na Empresa), bem como, a assinatura do contrato entre o Senac, prefeituras municipais e Setur para realização dos cursos de capacitação dos profissionais que lidam diretamente com o turismo no interior de Sergipe.
O Pronatec Copa oferece cursos gratuitos em diversas áreas do turismo ao profissional que deseja se qualificar e trabalhar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Já o convênio firmado entre a Setur, Senac e prefeituras municipais será destinado à realização dos cursos de capacitação dos profissionais de turismo que trabalham nos municípios com grande fluxo turístico no estado, onde serão ofertadas cerca de 1.500 vagas na área de Inglês e Espanhol aplicado a Serviços Turísticos, boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Gestão de Pequenos Empreendimentos. Todos os colaboradores da rede hoteleira, bares, restaurantes, além dos taxistas estão cadastrados para receberem as capacitações da Setur nos municípios de Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Estância, Brejo Grande e Canindé de São Francisco, todos com 25 alunos por turma.
Capacitação x crescimento
Durante a solenidade Elber Batalha, secretário de turismo do estado de Sergipe ressaltou a importância deste contrato e dos cursos para o desenvolvimento do turismo do estado e falou que o setor turístico é um dos setores que mais crescem em Sergipe. “São duas grandes áreas de atuação lançadas aqui hoje. Primeiro o Pronatec Copa na Empresa, que consiste na capacitação profissional de toda logística já instalada na rede turística do estado, onde pretendem capacitar 1.500 profissionais da cadeia produtiva do turismo, e outro é visão que o Governo do Estado em fazer interiorização destes cursos. Com isso, levaremos todos os cursos para cinco municípios com o objetivo de profissionalizar àqueles que já estão ou pretendem ingressar no ramo do turismo sergipano”.
“O Mtur fez uma grande pesquisa onde mostra que devemos melhorar nosso índice de competitividade e Sergipe é um destino indutor de turismo e muito importante para o país, mas que possuía algumas carências na área de capacitação. Então estamos melhorando a qualificação dos profissionais com o Pronatec Copa, para que as pessoas que já estão empregadas no tarde turístico melhorem sua capacitação e, consequentemente, esteja competitivo com os outros destinos”, afirmou o secretário de Projetos do Mtur, Paulo Mota.
Para o Diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado, é importante que exista a capacitação para que assim haja um padrão de atendimento e profissionalização entre os operadores do turismo. “Nós entendemos que independente do estado ser ou não sede da Copa do Mundo, todos devem qualificar o seu pessoal, pois a expectativa do turista vai crescer e temos que seguir os padrões de maneira uniforme junto aos outros estado para que os profissionais recebam os turistas com o maior padrão de profissionalização e comunicação possível”, avalia.
O presidente do sintaxi, Manildo Ramos da Costa, destacou o resultado positivo que os cursos de capacitação profissional trarão para os taxistas. “Acredito que agora a categoria irá se dedicar a aprender mais para lidar de maneira satisfatória com o turista que chega ao estado. É também uma boa oportunidade para exercer melhor sua função.”
Já os municípios que receberão a capacitação destacaram durante a solenidade a importância de um programa deste porte para o turismo no interior. “É de grande importância um programa e só temos a agradecer. O Governo do Estado, a Setur e o Senac tiveram a visão de levarem estes cursos pelo interior, onde temos uma carência maior de mão de obra”, ressalta o secretário de cultura, turismo e comunicação de Estância, Sergio Araújo.
Imprensa Setur