Gestores e diretores culturais reuniram-se na manhã da sexta-feira, 04, no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão. O fórum contou com a presença de mais de 20 municípios do estado que levaram seus anseios e debateram ideias para possíveis melhorias no cenário cultural das cidades.
O superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, representando o Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, abriu a reunião explicando a política de editais da Secretaria e solicitou a presença dos secretários municipais em uma ação que será realizado até o fim deste mês com o intuito de fortalecer a cultura popular do estado.
Secretário de cultura do município de Japaratuba, Perycles Rocha, salientou a importância das reuniões do Fórum. “Esses debates se fazem necessários para nós levarmos os desejos dos municípios no que se refere a nossa pasta. A parceria com a Secult é sempre válida para que haja fortalecimento no âmbito cultural de Sergipe”, disse.
Comemorações da Chancela
O município de São Cristóvão encerra nesta sexta-feira, as comemorações ao aniversário da Chancela da Praça São Francisco. O Secretário de Cultura da cidade, Gaspeu Fontes, agradeceu a participação dos populares nos eventos da semana. “A cidade está em festa. O apoio da Secult e a participação da população São Cristovense foi importante para o sucesso do evento”, ressaltou.
“Esses encontros são necessários para que haja um intercâmbio de informações entre os municípios. Uma das sugestões que trago, é que tenhamos uma agenda anual das festas de todas as cidades e que cada secretário municipal de cultura participe dos eventos vizinhos”, salientou o secretário de cultura de Frei Paulo, Vladimir Dantas.
Criado em 2012, o Fórum Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe tem como principal objetivo trabalhar pelo fortalecimento da cultura no Estado, através de parcerias e ações coletivas. Além disso, o Fórum auxilia os gestores na implantação dos seus Planos Municipais de Cultura e na participação de programas nacionais.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Secult