A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tem realizado uma série de reparos nas suas unidades nos últimos cinco meses. Com a chegada da nova gestão a frente da Secretaria, foram detectados diversos problemas nestes locais que estão sendo sanados paulatinamente pelo setor de manutenções. Os locais que estão auferindo restauros são: Biblioteca Pública Epifânio Dória, Biblioteca Pública Infantil de Sergipe, Galeria de Artes J. Inácio, Complexo Cultural Gonzagão, Teatro Atheneu, Teatro Tobias Barreto, Casa de Cultura João Ribeiro, Museu de Arte Sacra e Museu Afrobrasileiro em Laranjeiras e Museu Histórico de São Cristóvão.
Foram encontrados problemas na parte elétrica, infiltrações e dificuldades na sinalização de alguns desses locais. Nas Bibliotecas Públicas, por exemplo, houve melhora na iluminação interna e restauração dos aparelhos de ar condicionado. No Teatro Tobias Barreto, a iluminação da plateia foi totalmente recuperada e foram instalados ar condicionados centrais na sala da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
No Complexo Cultural Gonzagão foram feitas reformas nos banheiros, troca de extintores visando à segurança contra possíveis incêndios e instalação de novas luminárias e placas de sinalização para facilitar o acesso dos usuários. Visando a segurança das obras que são expostas na Galeria de Arte J. Inácio, foram colocadas grades de segurança nas janelas da unidade.
Também foram feitos reparos em outros municípios do estado. Na Casa de Cultura João Ribeiro, Museu Afrobrasileiro de Sergipe e Museu de Arte Sacra, localizados no município de Laranjeiras, foram concluídos os serviços de retelhamentos e recuperação de paredes danificadas. Já no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, portas e janelas também passaram por consertos.
“Desde o primeiro dia que entrei na Secretaria de Cultura me preocupo com a revitalização das nossas unidades, e para que a população faça bom uso delas é necessário que estejam em perfeitas condições”, disse o Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.
Teatros
Já no Teatro Tobias Barreto todos os encaminhamentos para a conclusão da obra de combate a incêndio estão sendo concluídos. Em até dois meses a obra estará completamente executada. O valor total da obra está estimado em R$663.682,22, que serão investidos na adequação dos extintores de incêndio, placas de sinalização e placas refletivas, luminárias de emergência, hidrantes, Sprinklers (chuveiros automáticos), bomba de incêndio, central de alarme e detecção de fumaça, além da automação do sistema hidráulico de incêndio. Será adquirido ainda um gerador de energia e adequados os corrimões e guarda corpos.
Em breve será dado início ainda aos trabalhos de adequação do sistema de incêndio no Teatro Atheneu. O processo já foi autorizado para realização da despesa pelo Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal de Sergipe (Crafi), e a Cehop se comprometeu em elaborar um cronograma célere para conclusão da licitação, e consequente realização da obra.
É importante destacar ainda outras medidas de segurança que estão sendo adotadas em ambos os teatros. No Atheneu, por exemplo, câmeras de segurança já foram instaladas na parte interna e externa na unidade. O intuito é instalar em todas as unidades gerenciadas pela pasta.
Grandes reformas
Além das manutenções emergenciais, três espaços gerenciados pela Secult serão beneficiados com amplas reformas, graças a recursos captados pelo Governador Jackson Barreto com a empresa Central Elétrica de Sergipe (Celse) responsável pela construção da usina Termoelétrica Porto de Sergipe. Nesta ação, serão beneficiados o Arquivo Público de Sergipe, o Teatro Tobias Barreto e a Biblioteca Pública Epifânio Dória, com um montante de cerca de R$ 15 milhões.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por ascom Secult