A Praça São Francisco, que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, será palco para a grande festa do domingo, dia 8 de julho, quando se comemora a Emancipação Política de Sergipe. A quarta cidade mais antiga do país já se prepara para receber as autoridades e a população para celebrar a data mais importante na história política do Estado.
Para garantir que tudo estará pronto para a solenidade que acontecerá a partir das 15h30 de domingo, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, visitou são Cristóvão na manhã desta sexta-feira, dia 6. Na ocasião, ela aproveitou para conferir de perto o resultado das obras de restauração do prédio da antiga delegacia, que abrigará o Museu da Polícia Militar e o Lar da Imaculada Conceição, que se transformará numa hospedaria.
As duas obras foram feitas através de recursos federais do Programa Monumenta e serão entregues à população pelo governador Marcelo Déda, durante os festejos de 8 de julho. “São obras de importante valor para o nosso estado e em especial para a cidade de São Cristóvão que poderá oferecer mais dois atrativos para os turistas que visitam o município”, destaca a secretária.
A programação do domingo conta ainda com a entrega das ladeiras e do largo que passaram por uma requalificação, essas obras também foram viabilizadas através do Monumenta. Ao todo, foram investidos R$ 1,3 milhões nas obras que serão entregues em 8 de julho.
“Todos esses espaços são carregados de história e recebê-los completamente restaurados é uma felicidade muito grande, pois servirão de mais atrativos para os turistas que visitam nossa cidade”, afirma a secretária de Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes.
Programação
As comemorações terão início a partir das 15h30min, na Praça São Francisco, com a revista à tropa da Polícia Militar. Em seguida, o público irá se deslocar até a Igreja Santa Cruz (Convento São Francisco), onde acompanhará a Missa de Ação de Graças pelos 192 anos de Emancipação Política de Sergipe.
Já por volta das 17h, ainda na Praça São Francisco, será inaugurada a restauração do Lar Imaculada Conceição. Monumento tombado em nível Federal, o Lar possui arquitetura religiosa da primeira metade do século XVII e sediou a Santa Casa de Misericórdia e o hospital de caridade Santa Izabel.
A programação seguirá na rua Ivo do Prado, com a inauguração da restauração e adaptação do prédio da antiga Delegacia, onde funcionará o Museu da Polícia Militar de Sergipe.
Um dos únicos exemplares de casas de porão alto no centro histórico de São Cristóvão, o prédio possui hall de entrada, cinco salas de exposições, duas salas de administração, reserva técnica, copa, banheiro, sala para oficinas, pátio externo descoberto, garagem e circulações.
Ascom/Secult