Ao todo, foram inscritos 161 universitários de todas as instituições de ensino superior de Sergipe sendo que, destes, 113 foram do curso de Enfermagem e 48 de Medicina
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), através do Núcleo de Educação Permanente (Nep), divulga o resultado final dos 14 acadêmicos (7 em Enfermagem e 7 em Medicina) aprovados no processo seletivo para composição da 19ª turma do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ofertado pelo serviço. Ao todo, foram inscritos 161 universitários de todas as instituições de ensino superior de Sergipe sendo que, destes, 113 foram do curso de Enfermagem e 48 de Medicina.
“A segunda etapa do processo seletivo ocorreu no último sábado, 14, e os classificados foram submetidos a uma entrevista que valia 6 pontos e também a uma avaliação do currículo que tinha valor de 4 pontos, totalizando 10 pontos. Foram aprovados os acadêmicos que obtiveram as sete maiores pontuações (de cada curso) após o somatório das duas etapas”, explica o gerente do Nep do Samu, Ronei Barbosa.
Ainda e acordo com o gerente, o curso de APH tem o propósito de ser uma atividade educativa e extracurricular e tem duração de oito meses, totalizando uma carga horária de 621 horas.
“Os acadêmicos passarão por aulas teóricas, exposições dialogadas, atividades práticas, participação em grandes eventos (Pré-Caju, Ano Novo, Festejos Juninos, dentre outros), além de plantões semanais na base do Samu 192 Sergipe, em Aracaju. Os plantões são sempre supervisionados pelas equipes de profissionais do Samu (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores) e os alunos só iniciam esta atividade após a aquisição dos fardamentos e equipamentos e contratação de seguro pessoal. Estas medidas têm como objetivo principal a prevenção de incidentes e a segurança dos estudantes”, enfatiza Ronei Barbosa.
A matrícula dos candidatos aprovados acontece apenas nesta quarta-feira, 18, e será realizada na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP), na Base da Central do Samu, em Aracaju, localizada no bairro Siqueira Campos, vizinho ao Cemar, da rua Bahia. No período da manhã, as matrículas ocorrerão das 9h às 12h. Já no período da tarde, das 14h às 16h. Os acadêmicos devem estar munidos de toda documentação original exigida no edital do processo seletivo. Aqueles que não comparecerem no período determinado, serão desclassificados e o candidato excedente será convocado no prazo de 24 horas.
O superintendente do Samu 192 Sergipe, Silas Lawley, afirma que muitos dos alunos que se destacam durante o curso são reaproveitados pelo serviço. “No Samu, atualmente, temos muitos ex-alunos que estão conosco. O próprio gerente do NEP, Ronei Barbosa, foi aluno da primeira turma. Com este curso, temos o objetivo de formar profissionais cada vez mais críticos, reflexivos e capacitados para o atendimento pré-hospitalar móvel. O curso acontece de forma gratuita desde 2003 e já formou aproximadamente 200 profissionais, em 18 turmas”, enaltece.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook