Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio*
A radio comunitária Brotas FM, que fica no município de Santo Amaro das Brotas, teve uma das suas janelas arrombadas durante a madrugada desta quarta-feira, 6, e amanheceu com os aparelhos encharcados. Conforme suspeitas do radialista Gilmar Oliveira, que apresenta o programa ‘Falou, tá falado’ entre às 9h e 11h, a intenção do executor do crime é ‘calar’ a voz do programa, que segundo ele, abre espaço para os moradores opinarem sobre a gestão do município.
Além do radialista, a rádio é administrada por um vereador do município, o pastor Gildo Moura [PP]. Ambos ainda não calcularam os prejuízos com a danificação dos aparelhos, mas registraram um boletim de ocorrência no município de Maruim. No documento, citaram danos em aparelhos de mesa de som, perda de dois computadores, um aparelho de telefone, microfone danificado e furto de outro, que estaria próximo à janela arrombada.
No entender de Gilmar, o espaço para críticas à gestão municipal pode ter sido um dos motivos da ação contra a rádio. “Nós falamos de tudo, principalmente da cidade. Todo dia recebemos ligações da comunidade reivindicando melhorias na cidade e talvez isso esteja contrariando o prefeito. Não estou dizendo que ele que mandou fazer o serviço, mas com certeza ele está incomodado”, disse. O Portal Infonet chegou a tentar contato com o prefeito do município, Luis Herman [PSL], e sua assessora de comunicação, mas as ligações não foram completadas.
Na tarde desta quarta-feira, o radialista e vereador se reuniram com o representante do sindicato dos radialistas, Fernando Cabral, a fim de agilizarem uma conversa com o Secretário de Segurança Pública (SSP), João Batista, e requerer empenho nas investigações do crime. “É um atentado que vai de encontro ao cerceamento da liberdade de expressão. Isso tenta tirar o início de um trabalho de democratização a comunicação no Brasil. O radio comunitário tem esse viés e no momento que tentam calar a voz de um radialista, temos o entender que isso é muito grave. Hoje entramos em contato com a SSP para agendar uma reunião com secretário e cobrar agilidade na apuração desse atentado”, bradou Cabral.
Para Gilmar, a investida contra a rádio comunitária pode ter relação também com ações criminosas contra o patrimônio do vereador Gildo Moura, que teve uma van incendiada e os quatros pneus do carro rasgado em outra ocasião. “O vereador já teve os quatros pneus do carro rasgado, apedrejamento da sua casa, uma van incendiada, e tudo pode estar relacionado. Praticaram mais um atentado e no meu entender é um aviso, porque se agora foi com a rádio, a próxima vez pode ser algo comigo”, entende o radialista.
Programa continua no ar
Apesar dos prejuízos já citados, no entender das vítimas, tudo poderia ser ainda pior caso o aparelho transmissor também fosse danificado. Segundo Gilmar, a máquina é a alma de qualquer rádio e, por isso, a Brotas Fm volta ao ar nesta quinta-feira, 7. “Conseguimos uma mesa emprestada, aproveitamos o que ainda sobrou com esforço amanhã estaremos no ar”, pontuou.
Clique AQUI e leia a matéria completa
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio, do Portal Infonet
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram