O fruto de mais uma parceira entre o município de Lagarto, os governos Estadual e Federal, e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi lançado. Nessa segunda-feira (4), em cerimônia realizada no campus Lagarto da UFS, foi lançado o Núcleo de Desenvolvimento em Telemedicina da UFS e seu Projeto de Telemedicina, desenvolvido pela multinacional americana Cisco.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
O núcleo terá a função de promover o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a telemedicina e a telesaude, que visam melhorar a qualidade da assistência médica em regiões distantes do centro urbano à crianças com doenças comuns e raras através de videoconferências. O projeto estudará os problemas de saúde infantis e analisará impactos nos custos com a redução dos deslocamentos de crianças e familiares para consultas colaborativas entre o generalista na clinica de saúde da família e o especialista na capital.
Projetos similares a esse estão sendo executados nos Estados Unidos, na China e na Jordânia. A conectividade será realizada entre o Hospital Universitário do Estado, a Clínica de Saúde da Família, em Tobias Barreto e Lagarto, junto à central da Cisco em São Paulo.
“Nosso país tem muitas crianças com problemas de saúde que necessitam de atendimento especializado, mas vivem longe dos grandes centros. Esse deslocamento da área rural para a capital demanda muitos gastos para ter o atendimento adequado. Isso acaba se tornando inviável à família, mas com esse projeto, o atendimento da saúde tende a melhorar e o impacto econômico minimizado para ambas as partes”, explicou o Prefeito de Lagarto, Lila Fraga.
Da Ascom/ Prefeitura de Lagarto