Na manhã desta sexta-feira, 22, o Colégio Estadual Professora Leão Magno Brasil, no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro, foi palco de uma importante ação de prevenção e conscientização. Com a iniciativa, a Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (CGPrevenção) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) deu mais um passo na implementação do projeto do Núcleo de Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta na unidade de ensino.
Desta vez, a atividade contou com a expertise do oficial investigador de Polícia Civil, Marco Antônio de Jesus Lima, gestor do PPE/PC/SE. Ele conduziu uma oficina dinâmica e interativa com os estudantes, abordando temas urgentes da atualidade: cyberbullying, crimes virtuais e suas consequências.
Durante a explanação, o investigador Marco Antônio detalhou os modus operandi mais comuns utilizados por criminosos no ambiente digital. Ele apresentou as ferramentas e canais disponibilizados pela Polícia Civil de Sergipe para o enfrentamento desses crimes, orientando os jovens sobre como e onde buscar ajuda. De forma clara e didática, foram evidenciadas as situações que caracterizam o cyberbullying e a importância de uma postura ética e segura na internet.
“A oficina foi crucial para mostrar não apenas os perigos, mas principalmente como os estudantes podem se empoderar como agentes multiplicadores de informações confiáveis no combate a esses crimes que assolam diariamente o ambiente escolar e a sociedade”, destacou o investigador.
A metodologia aplicada foi baseada em pedagogia ativa, garantindo a participação efetiva e o engajamento de todos os alunos. O debate e a troca de experiências tornaram o aprendizado mais significativo, comprovando a eficácia de se tratar a temática de segurança pública dentro das salas de aula.
A ação reforça o compromisso da SSP/SE em atuar de forma integrada e preventiva, indo além do policiamento tradicional. A iniciativa demonstra que a segurança pública se constrói também com educação, diálogo e a disseminação de conhecimento, fortalecendo a comunidade escolar para lidar com os desafios do mundo virtual.
Sobre o Projeto
O projeto de implementação de Núcleos de Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta em escolas estaduais é uma iniciativa da CGPrevenção/SSP-SE em parceria com a Seduc/SE. O objetivo é capacitar estudantes, professores e gestores para resolver disputas de forma pacífica, promover uma cultura de paz e prevenir a violência, inclusive em sua forma digital.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: SSP SE