Visando agilizar as tratativas que possibilitem a efetiva implantação do projeto Carnalita, cuja apresentação ao Conselho Administrativo da Vale (que é quem decide pelo investimento) ocorrerá na próxima quinta-feira, 16, o governador Jackson Barreto reuniu-se com o prefeito de Capela, Ezequiel Leite. A reunião ocorreu no Palácio de Veraneio contando com a presença de assessores do prefeito, lideranças de Capela, secretários de Estado e o presidente da Federação das Indústrias de Sergipe, Eduardo Prado.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
“Nosso objetivo é dinamizar todos os procedimentos com a autorização dos respectivos municípios envolvidos para que o projeto seja apresentado na reunião do Conselho Administrativo da Vale sem nenhum tipo de impedimento. Esta reunião ocorrerá no próximo dia 16, e queremos viabilizar todas as tratativas para que consigamos ter a perspectiva de implantação do projeto o quanto antes”, afirmou o governador.
Ainda conforme Jackson Barreto, há legitimidade na iniciativa da Prefeitura de Capela em questionar juridicamente a questão dos limites territoriais para implantação da usina no município vizinho de Japaratuba.
“É legítima a iniciativa do prefeito em buscar os interesses do município, mas convocamos essa reunião para mostrar a ele e à sua equipe que, se não tivermos uma definição até o dia de amanhã, 15, para que na reunião do Conselho da Vale, dia 16, o projeto seja avaliado sem restrições, entrando no elenco de prioridades administrativas da empresa para 2014. Se isso não ocorrer, o Estado pode ter um prejuízo no retardamento deste projeto que foi uma grande vitória para o nosso estado conseguida pelo governador Marcelo Déda junto à presidenta Dilma Rousseff, que se empenhou pessoalmente para que a iniciativa se consolidasse”, relembrou Jackson Barreto.
Ainda conforme o governador, hoje é o seu papel tornar a iniciativa viável. “Estamos falando de um investimento de 2 bilhões de dólares para um estado pobre, com a geração de milhares de empregos prevista. Não podemos ficar nessa discussão entre Capela e Japaratuba e perder essa grande oportunidade para todos os sergipanos. Acho que Capela está no seu legítimo direito, e reconheço essa legitimidade, sem nenhum interesse de trazer prejuízos para o município, mas precisamos deixar claro que os critérios de localização tanto da mina quanto da planta de beneficiamento seguem critérios meramente técnicos da Vale”, ponderou.
Por isso, argumentou o governador, é que está se buscando apelar para o prefeito Ezequiel para que assine a referida autorização que impulsionará a concretização do projeto. “O que nunca podemos perder de vista é que se trata de um projeto fundamental para toda a economia da região e de todo o estado, sobretudo na geração de emprego e criação de oportunidades para a juventude de Capela, de Japaratuba e de toda a região que vai até o baixo São Francisco, que é uma região muito pobre. O que nós queremos é buscar o entendimento e a compreensão em favor dos capelenses, dos japatubenses e de todos os sergipanos”, concluiu Jackson Barreto.
Reunião
O prefeito Ezequiel Leite afirmou que sua decisão só será tomada após uma reunião de sua assessoria com uma comissão designada pelo governador composta pelos secretários de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Macêdo Sobral, e o subsecretário de Desenvolvimento Energético, José de Oliveira Júnior, que acompanha o processo desde o seu nascedouro. Esta reunião ocorrerá ainda na tarde desta segunda-feira, 13, na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Fonte: ASN