A Prefeitura de Laranjeiras já repassou no último mês de março o reajuste do novo piso salarial nacional dos profissionais do magistério de nível médio. Para os professores de nível superior, a atual administração municipal efetuou uma correção de 5,07%. Com esta medida, nenhum professor da rede municipal de ensino de Laranjeiras recebe menos que o valor de R$ 1451,00 (200h/aula), conforme determina a lei 11.738 de 2008. Mesmo assim, na manhã, um grupo de profissionais invadiu a sede do poder público municipal
“Mesmo depois de o município cumprir a lei, o SINTESE determinou a paralisação das atividades dos profissionais do magistério desde o último dia 26 de março, causando prejuízo aos alunos do município , assim como, o atraso do ano letivo. É importante frisar também que, em uma ação truculenta, representantes do sindicato impedem que outros professores, que não aderiram ao movimento, desenvolvam as atividades em sala de aula, gerando pânico aos alunos, pais e professores”, afirmou a secretária de Administração-geral, Mônica Sobral.
Sobral destaca ainda que, a administração “Laranjeiras da Gente”, vem cumprindo de forma sacrificada com o pagamento do piso salarial nacional, desde que foi implantado, a todos os profissionais do Magistério seja de nível médio ou superior. “A única classe de trabalhadores contemplada nos últimos anos foi a dos professores, já que a folha de pagamento do município chegava ao limite prudencial e às vezes ultrapassa este limite. Portanto, não havia possibilidade nem de se conceder um reajuste ou corrigir a defasagem salarial dos demais servidores públicos municipais. É bom que se deixe claro também que esta administração só pode fazer o que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite. Ora, será que as demais categorias de servidores devem ser prejudicadas por conta dos professores?”, indagou a secretária.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Luiz Hamilton Santana, frisa ainda que esta atitude da categoria foi uma surpresa, já que foi nesta gestão, os profissionais do magistério tiveram grandes avanços. “Foi nesta gestão que a prefeita Ione Sobral implantou o Plano de Carreira e o Piso Salarial Nacional dos professores e o Estatuto do Magistério. Além disso, a gestão municipal passou a pagar a todos os profissionais de nível superior como deveriam, pois, até então, esses trabalhadores recebiam como nível médio. Foi também nesta administração que todos os processos de titulação e licenças especiais foram concedidas. Quanto à melhoria na estrutura do ensino público, a prefeita Ione Sobral, executou reformas nas escolas municipais e trocou diversos equipamentos como carteiras escolares, geladeiras, fogões, entre outras coisas”, ressaltou o secretário.
Além de garantir o pagamento do piso salarial nacional do magistério, a Prefeitura de Laranjeiras a partir deste ano corrige a defasagem salarial das demais categorias de servidores públicos municipais que recebem acima do salário mínimo. O repasse de mais de 27% atribuído aos demais servidores está sendo efetuado em três parcelas, janeiro, março e maio. Dessa forma, a administração, atende uma reivindicação antiga e promove a valorização de todos os servidores públicos municipais; um compromisso da prefeita Ione Sobral.
EMPAUTA! COMUNICAÇÃO E MARKETING