Uma operação do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), com auxílio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), prendeu dois homens e apreendeu um adolescente de 15 anos em Aracaju e Itabaiana. Eles são acusados de fazerem parte de quadrilha que assaltou clientes de um balneário em Riachão do Dantas e de levar como refém um subtenente da Polícia Militar. O crime ocorreu no dia 19 de abril de 2012.
Com as investigações, os policiais descobriram que a quadrilha era composta de sete integrantes, que agiam todos armados e de maneira violenta. De acordo com o delegado Cristiano Barreto, a partir do assalto no balneário, a polícia identificou os primeiros membros. “Tivemos que fazer uma operação para prender parte desta quadrilha porque descobrimos que eles fariam um assalto em Riachuelo e nos preparamos para intervir”, disse. Esta operação ocorreu em 16 de maio. Foi preso Aloísio Pinheiro dos Santos, 27 anos, e Edivaldo dos Santos, 35, conhecido ‘Tartaruga’, acabou morrendo após trocar tiros contra os policiais.
O caso continuou sendo investigado a fim de identificar os outros membros do bando, que até então só eram conhecidos pelos primeiros nomes. Com o desenrolar do caso, a polícia descobriu que eles haviam alugado uma chácara no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, para esconder o veículo utilizado nos assaltos, bem como os produtos roubados. “Descobrimos que eles retiravam os produtos desta casa e levavam no atacado para vender na Feira das Trocas, de Itabaiana”, explicou Barreto.
A partir destas informações, os policiais chegaram até Jean Pierre Oliveira dos Santos, 22 anos, vulgo ‘Zanoio’, e Odair José dos Santos Soares, 28, o ‘Dudé’ e do irmão dele um adolescente de 15 anos de idade. Os irmãos foram presos no bairro Porto Dantas, zona norte de Aracaju, e Odair em Aracaju. Com o menor foi apreendido uma motocicleta roubada e com os demais integrantes da quadrilha os policiais encontraram uma máquina fotográfica, uma televisão de LCD e celular roubado em Capela no dia 29 de maio.
“Deste assalto, eles também roubaram a motocicleta, os documentos pessoais e R$ 400 da vítima”, disse o delegado. Cristiano ressaltou que ainda estão foragidos dois integrantes do bando. São eles: José Orlando da Hora, conhecido como “Orlando” ou “Evandro” e João Batista Correia, o ‘Neguinho’. “Esta quadrilha agia silenciosamente. Ao contrário de outras quadrilhas eles agiam sem alarde, camuflando todas as ações e os produtos roubados. Todos têm experiência no mundo do crime porque são ex-presidiários”.
Ficha criminal – Além de assaltos a estabelecimentos comerciais, eles tinham uma vasta ficha no mundo do crime. Após a prisão de Aloísio e do anúncio da morte de Tartaruga, a polícia descobriu o envolvimento da quadrilha em um latrocínio em Ribeirópolis, um assalto na Usina Pinheiro, dois assaltos em Laranjeiras e roubo de veículo em Carmópolis, onde a vítima já reconheceu os autores do crime.
Informações sobre o paradeiro de José Orlando da Hora e João Batista Correia podem ser repassadas para o Disk Denúncia da Polícia Civil através do telefone 181. A ligação é gratuita.
SSP/SE