Gerando novos empregos para cerca de 80 famílias do povoado Quissamã, além das regiões vizinhas, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), inauguraram na manhã desta terça-feira, 24, a Unidade de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças “Sabores Camponeses das Mulheres do Quissamã”.
A mini-indústria, orçada em mais de 800 mil reais, irá produzir polpas de frutas, bolos, biscoitos, sobremesas, entre outros. Tudo pensado para contribuir e desenvolver a renda local. “É com muita alegria que hoje estamos inaugurando esse espaço que tanto ajudará os socorrenses, em especial os moradores do Quissamã, na melhora da renda familiar. No atual momento em que o país enfrenta uma forte crise financeira ficamos muito felizes quando realizamos ações como estas, pois é esse tipo de trabalho que beneficia as pessoas que mais necessitam. Agradeço imensamente ao Governo do Estado por mais uma parceria”, relatou o prefeito Padre Inaldo, entregando a chave de um veículo para a Smap que auxiliará o transporte da produção local.
Segundo o secretário da Smap, David Lopes, as famílias que irão trabalhar na mini-indústria receberão cursos profissionalizantes para aprender e aperfeiçoar as técnicas de produção e, assim, desenvolver sempre mais a economia local. “Nosso objetivo é fazer com que as famílias tenham a oportunidade de melhorar sua renda. Além da parceria do Estado, que doou os equipamentos, estamos trabalhando em conjunto com a Emdagro e o Sebrae a fim de levar cursos profissionalizantes a todos os cidadãos que trabalharão na Unidade de Beneficiamento”, afirmou.
Ressaltando a importância de construir parcerias, a fim de driblar a crise e desenvolver os municípios, o secretário da Seidh, Zezinho Sobral, esteve presente na inauguração. “Precisamos cada vez mais estar trabalhando juntos com o objetivo de trazer melhores serviços para a comunidade, principalmente para as comunidades rurais que têm intervenção e interferência positiva na construção de Projetos Produtivos. Socorro é um município que compra muito da Agricultura Familiar e isso é importantíssimo para o fortalecimento e parceria nas políticas de assistência ao agricultor”.
Para o morador e também funcionário da mini-indústria, Jailton Silva, de 52 anos, os benefícios para a população serão muitos. “Além de fortalecer a Agricultura Familiar, esta unidade vem trazer benefícios no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas, não só pela alimentação saudável, como também na economia. Nosso trabalho é pegar os derivados da agricultura familiar e transformá-los em doces, bolos, e outros. Eu sempre trabalhei com agricultura aqui no Quissamã e como eu sou técnico agropecuário e graduando em agroecologia, estou trabalhando na mini-indústria, dando apoio aos outros funcionários”.
Quem também comemorou a inauguração foi a moradora Maria Meire Rosa, 61 anos, que será uma das funcionárias da mini-indústria. “Com a falta de emprego em alta, essa mini-indústria chegou em boa hora. A nossa intenção é crescer cada vez mais e poder ajudar mais famílias. Foi uma ótima iniciativa da Prefeitura, do Estado e de outros parceiros que se juntaram e nos trouxeram essa oportunidade de crescimento. Estamos muito felizes”, agradeceu.
Agência Sergipe de Notícias