A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que tratam-se de FAKE NEWS mensagens circuladas por meio de aplicativos e nas redes sociais sobre supostos ataques em escolas da cidade.
Vídeos e mensagens semelhantes estão sendo compartilhados em muitos outros municípios, com o intuito de criar pânico na comunidade escolar e famílias.
A Semed informa ainda que, na manhã de hoje (11), a secretária municipal de educação, Deise Barroso, esteve reunida com o comandante da 1º CIPM, tenente-coronel Augusto Cesar, com o objetivo de traçar estratégias para reforçar a segurança e garantir a tranquilidade no ambiente escolar.
A Prefeitura reforça que a divulgação de fake news é crime e o responsável pode responder criminalmente.
As tipificações variam entre crimes contra a honra, difamação, calúnia e outros delitos, a depender do contexto da desinformação disseminada.
Existe, ainda, a contravenção penal de provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumultuo.
Como denunciar – Qualquer pessoa pode denunciar a prática desse tipo de desinformação por meio do telefone 181, que garante o sigilo da fonte, e também registrando Boletim de Ocorrência, presencialmente ou por meio da Delegacia virtual site. O sigilo é garantido.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias, com informações da ascom/PMSC