A Prefeitura de Riachuelo por meio das secretarias de Cultura e Assistência Social promoveu uma série de atrações de música, palestras e dança dentro do IV Festival da Cultura. O evento, desenvolvido em parceria com os artistas da cidade, ofereceu atrações gratuitas para adultos e crianças, com o objetivo de compor uma mostra diversificada e eclética das manifestações culturais populares, em suas várias vertentes e origens.
O tradicional festival, visa celebrar o Dia Municipal de Cultura, que acontece há várias décadas na cidade. A abertura do evento, ocorreu no dia 30, onde o público participou da rodada de palestras com o tema “Cultura Viva: Patrimônio e Memória de Riachuelo”. As palestras foram conduzidas por Anthony André de Meneses Sousa (Bacharel em Arqueologia pela UFS e membro da Academia Riachuelense de Letras, Ciências e Artes – ARLA); Eneas Gabriel Resende Moreira (Membro e Diretor de História da ARLA); e Fagner dos Santos Bomfin (mestrando em Sociologia e especialista em Didática e Educação). Também houve a exposição da ARLA e uma recepção com solo instrumental com Helder do Sax e Michel Ribeiro do trompete.
O patrimônio histórico da cidade e a cultura local também foram destaques da roda de palestras ministradas pelos colaboradores Anthony Bezerra, Eneas Gabriel e Fagner Bomfim.
Para a secretária de Cultura, Adriana, a realização de um evento alusivo ao Dia da Cultura demonstra a preocupação da administração pública em resgatar e valorizar a cultura local. “É necessário conscientizar o povo a raiz da nossa cultura. E estes festivais, certamente, é uma ótima forma de mostrar a todos, principalmente aos nossos jovens, as nossas raízes”, comenta.
O último dia do festival, ocorreu no dia 31 de março, e contou com as apresentações de grupos folclóricos pelas ruas da cidade, sendo eles; Reisado de Riachuelo, Batalhão Reviver, Cacumbi de Laranjeiras, Samba de Coco de Canabrava de Santa Rosa de Limma,Chegança de Divina Pastora e a Quadrilha Meu Sertão.
Segundo a prefeita Cândida Leite, além do incentivo e resgate à cultura local, as tradições culturais de Riachuelo devem estar manter em destaque para a população. “Não podemos deixar morrer as tradições culturais da nossa cidade. Enquanto gestores, devemos incentivar a população, tendo em vista que cada um é o próprio fazedor da cultura”, finalizou a prefeita Cândida Leite.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Da TDantas Comunicação e Marketing