O prefeito Edvaldo Nogueira participou nesta quinta-feira (26) do início da segunda edição do programa “Agora Aracaju vai ficar limpa”, que desenvolve ações de limpeza na cidade. Os bairros Bugio, Jardim Centenário, São Carlos e áreas adjacentes foram os beneficiados pela iniciativa. A previsão da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelo projeto, é recolher 150 toneladas de lixo nas três localidades.
“Fiz questão de vir acompanhar a segunda fase do projeto, cujo objetivo é realizar mutirões de limpeza na cidade como forma de recolher todo o lixo que tomou conta da cidade no ano passado, devido a greves e todas aquelas questões que toda a população acompanhou. Iniciamos a nossa gestão com lixo acumulado de, pelo menos, três meses, sobretudo em algumas áreas, como o bairro Santa Maria e regiões próximas, por onde iniciamos o programa, recolhendo 250 toneladas de lixo. Ao lado desta ação, trabalhamos pela regularização da coleta doméstica do lixo”, afirmou o prefeito.
Ele reiterou que a limpeza da cidade é uma das prioridades do seu governo. “Fico muito feliz de estar aqui participando desta ação, que atua sobre uma das prioridades do nosso governo neste primeiro ano. Apesar das dificuldades, da situação de abandono e da dívida de R$ 530 milhões que encontramos, estamos trabalhando para que Aracaju volte a ter qualidade de vida”, complementou.
O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, destacou que o programa “Agora Aracaju vai ficar limpa” é a “concretização de um dos compromissos firmados pelo prefeito com a população”. “A orientação dada pelo prefeito Edvaldo Nogueira foi de devolver aos aracajuanos serviços públicos com eficiência. O nosso primeiro desafio é regularizar a limpeza na cidade, que sempre foi marca das gestões de Edvaldo. O programa tem o objetivo de retirar os entulhos que se acumularam em vários pontos da cidade para, ao lado da coleta doméstica, que está sendo regularizada, normalizar o serviço em todo o município”, destacou.
A segunda etapa do “Agora Aracaju vai ficar limpa” atuará nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27) nos bairros Bugio, São Carlos e Jardim Centenários, além dos loteamentos Nova Liberdade, Estrela do Oriente, Anchietão e Bugio III mobilizou oito caçambas, um caminhão compactador, duas máquinas de pá carregadora, 40 profissionais e mais uma equipe de limpeza para varrição e gadanhamento dos espaços de onde os entulhos serão retirados. Na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, o programa irá para os bairros Porto Dantas e Coqueiral.
Comunidade satisfeita
O vereador Zezinho do Bugio, que acompanhou a segunda edição do projeto, elogiou a iniciativa. “Tudo que for benéfico para o povo tem todo o meu apoio. A coleta de lixo já melhorou sensivelmente. É inegável que tenha melhorado, inclusive já regularizou a coleta, que voltou a ocorrer nas segundas quartas e sextas. O desafio é acabar com os pontos de lixeira clandestina, e o programa está hoje aqui para isto”, disse.
O presidente da Associação de Moradores do Bugio, Aragão Cardoso, avaliou a ação como de “suma importância” para a comunidade. “O prefeito está realizando tudo aquilo a que ele se propôs. A associação de moradores do bairro apoia tudo que a gestão fizer pelo bem da população”, reforçou.
Também acompanharam o início das atividades do programa o presidente da Câmara, Josenito Vitale, e os vereadores Américo de Deus, Isac Oliveira, Jason Neto, Seu Marcos, Anderson de Tuca, Evando Franca, Dr. Gonzaga e Soneca, além dos secretários municipais Carlos Cauê e Jorge Araújo Filho e lideranças comunitárias.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Edvaldo