Priorizar o transporte coletivo, melhorar a fluidez do trânsito, conclamar a sociedade para auxiliar o poder público a solucionar os problemas de mobilidade da capital. Esses foram alguns dos temas apresentados na manhã desta quinta-feira, 2, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, à imprensa sergipana, e que dizem respeito à elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU).
Dividido em duas etapas, o plano estará focado, primeiramente, na melhoria do transporte público, com ênfase na elaboração da licitação do transporte coletivo. Na segunda fase, serão discutidas as soluções para outros fatores como circulação viária, fluxo, ciclovias, dentre outros temas.
“Pela primeira vez na história da nossa cidade, a Prefeitura está trabalhando para solucionar os problemas da mobilidade urbana de Aracaju, preparando a cidade para o futuro. Entramos em uma nova era quando a presidenta Dilma Rousseff sancionou, em janeiro, a Lei de Mobilidade Urbana, mas Aracaju saiu na frente. Em 1° de dezembro assinamos a ordem de serviço para a elaboração do Plano, já estamos com os estudos adiantados e vamos começar a ouvir a sociedade”, frisou.
Edvaldo Nogueira destacou a importância do cidadão para a elaboração do PMDU. “Para nós, o envolvimento da comunidade é essencial. Vamos realizar seminários com organizações e entidades, já abrimos um espaço no portal da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para que todos possam enviar as suas sugestões e todas elas serão analisadas pelos técnicos do Instituto Rua Viva (responsável pela elaboração do Plano), que irá estudar as idéias, filtrá-las e analisar o que é viável ou não”, enfatizou Nogueira.
Licitação
Durante a coletiva, o prefeito explicou que nesta primeira fase será elaborada a licitação do transporte público municipal. “Esta é uma antiga reivindicação da sociedade Aracajuana, foi um compromisso que assumi em 2008 e vou realizar. Este é o principal objetivo do primeiro capítulo da construção do plano. Estou muito feliz em poder afirmar que no dia 17 de abril deste ano será publicado no Diário Oficial o edital de licitação”, afirmou.
O chefe do executivo municipal pontuou ainda que a Prefeitura irá priorizar soluções para o transporte coletivo. Uma delas é a criação de grandes corredores livres que serão utilizados exclusivamente pelos ônibus que circulam na capital. “Um dos grandes dilemas de quem utiliza o transporte público é a demora na viagem, porque o ônibus disputa espaço com o veículo comum, o que gera demora. Com a criação dos corredores exclusivos, eles irão circular mais rapidamente, diminuindo sensivelmente o tempo de viagem, o que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que utilizam esse meio de transporte”.
Corredores
Até o fim do ano, a Prefeitura de Aracaju irá entregar dois, dos oito corredores exclusivos previstos no Plano de Mobilidade. Um que vai do conjunto Augusto Franco até o bairro Santo Antônio e outro que começa na avenida Santa Gleide e vai até o Mercado Municipal. “Essas mudanças trarão melhorias significativas no transito da cidade de Aracaju. Além disso, faremos alterações nas linhas de ônibus e iremos redequar a temporização semafórica com a utilização da ‘onda verde’ em algumas ruas e avenidas, garantindo a melhora na fluidez do trânsito”, informou o prefeito.
Novo debate
Após a publicação do Edital do Transporte Coletivo, serão abertas novas rodadas de debate com a população aracajuana para a discussão de outros pontos do Plano Diretor de Mobilidade Urbana como a circulação viária; a infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; a integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados; a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária; os pólos geradores de viagens (aeroportos e terminais rodoviários); as áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou não; as áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada; os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana; a sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana em prazo não superior a 10 (dez) anos.
Presenças
Prestigiaram a solenidade realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos os vereadores Ivaldo José, Dr. Gonzaga, Moritos Matos, Miriam Ribeiro e Danilo Segundo, os secretários municipais Silvio Santos (Saúde), Bosco Rollemberg (Semasc), Marcos Cardoso (Comunicação), Antônio Bittencourt (Educação), Fabiana Pinho (Governo), Lucimara Passos (Emsurb), Jeferson Dantas (Finanças), Fábio Mitidieri (Esporte), além do superintendente Antônio Samarone (Transporte e Trânsito).
Cronograma
02 e 03/02: 1º Seminário para Discussão do Plano da Mobilidade
Abertura de Consulta Pública no Portal: www.smttaju.com.br
– Capítulo do Transporte Público:
06 – 16/02 – Audiências Públicas Setorizadas
19/03 – Audiência Pública Geral
17/04 – Publicação do Edital do Transporte Coletivo
– A partir de 20/04: Retorno da Discussão do Plano da Mobilidade
Final de outubro: Envio do Plano para a Câmara de Vereadores
Agência Aracaju de Notícias