Na manhã desta quinta-feira, 19, o comando da Polícia Militar de Sergipe elevou o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) à condição de Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento. Com isso, a Corporação interliga as unidades do Getam de Itabaiana, Lagarto e Simão Dias, expandindo o policiamento especializado com a utilização de motocicletas para várias regiões do estado.
O governador Belivaldo Chagas esteve presente na solenidade militar e prestigiou o encerramento do III Curso de Especialização em Táticas e Ações com Motocicletas (Cetam) para a formação de novos Cavaleiros de Aço, como também, a inauguração do Centro de Treinamento soldado PM Alisson Santos Bomfim, que recebeu esse nome em homenagem ao policial militar que integrava o Getam e perdeu a vida em defesa da sociedade sergipana.
“Temos hoje uma Polícia Militar que honra todos os sergipanos pelo trabalho com afinco e dignidade e, como resultado, tem recebido o apoio do Governo do Estado. Faço questão de dizer por onde passo que temos uma polícia preparada, fruto da sua dedicação. Ficamos felizes em investir na segurança pública e proteger a sociedade sergipana”, comentou o governador.
O ato de elevação do Getam de subunidade para o nível de regimento foi motivado por estudos técnicos que mostraram a necessidade do aumento do policiamento preventivo e repressivo com a utilização tática de motocicletas de alta cilindradas e devidamente equipadas, em todas as regiões do estado.
Diante dessa demanda no âmbito da segurança pública, o comandante-geral da Corporação, coronel Marcony Cabral, explicou a importância dos investimentos do Governo de Sergipe no Getam e na Polícia Militar como um todo.
“Mais que uma unidade da PMSE, o Getam é uma marca reconhecida pelo seu trabalho. A data de hoje representa a coroação desse trabalho, com a elevação da unidade a regimento, mas sem perder essa marca tão consagrada na segurança pública do nosso estado”, enalteceu o coronel Marcony.
O comandante-geral ainda falou sobre o compromisso da Polícia Militar com o planejamento estratégico das ações e a formação tática dos seus integrantes para a continuidade da redução dos índices de criminalidade nos municípios sergipanos.
“Uma unidade especializada precisa ter treinamentos constantes. Por isso inauguramos o Centro de Treinamento do Getam. O treinamento é fundamental para que o policial possa desempenhar suas atividades de forma segura e oferecer um serviço de qualidade à população. Quanto mais investirmos em nossos policiais, a sociedade reconhece e agradece”, finalizou.
Cetam
O Curso de Especialização em Táticas e Ações com Motocicletas (Cetam) realizado pela Polícia Militar de Sergipe é referência para várias instituições da segurança pública do Brasil. Juntamente com a solenidade de elevação do Getam, aconteceu o encerramento da III edição do curso, que teve a participação de 27 policiais matriculados, sendo 22 da Polícia Militar de Sergipe; três oriundos da Polícia Militar do Estado do Acre e dois agentes da Polícia Rodoviária Federal com jurisdições no Estado da Bahia.
De acordo com o comandante do Getam e coordenador do curso, tenente-coronel José Luiz Ferreira, a inauguração do centro de treinamento, localizado na sede da unidade, vai melhorar ainda mais o desempenho diária dos integrantes da especializada e contribuir com a formação de novos Cavaleiros de Aço.
“Para nós foi uma grande conquista, pois agora passaremos a realizar as práticas de pilotagem em nosso pátio. Como resultado, ganharemos mais tempo, já que não será necessário deslocar as motocicletas e os alunos para outros locais. Certamente, teremos cavaleiros de aço bem formados e desempenhando um trabalho de excelência”, concluiu o comandante do Getam.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Fonte: PM/SE