A Polícia Militar de Sergipe, através do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), efetuou a apreensão de três armas de fogo, dez motocicletas e confeccionou 141 autos de infração de trânsito, durante o feriado prolongado de Carnaval.
As infrações de trânsito, em sua maioria, foram observadas nos locais de festa e decorreram da documentação atrasada e/ou não estar o condutor de porte da documentação obrigatória, bem como da não utilização do capacete de segurança.
“Apesar do Getam não ter como foco principal a fiscalização de trânsito, esta faz parte de suas atribuições, o que levou o Grupamento a confeccionar durante o carnaval 141 autos de infração nos diversos municípios sergipanos em que atuou, incluindo a Grande Aracaju”, salientou capitão Jorge Cirilo, comandante do Getam.
Na tarde da quinta-feira, 16, véspera dos festejos carnavalescos, a equipe “Escorpião 02”, comandada pelo 1º sargento Fagundes, abordou dois adolescentes em atitude suspeita, na avenida General Calazans, sob a ponte Construtor João Alves, e encontrou um revólver calibre 38 em poder dos indivíduos. O caso foi encaminhado à Delegacia Plantonista (Deplan).
Horas depois, a equipe “Escorpião 11”, comandada pelo cabo Prado, efetuou abordagem a Luiz Alberto Ferreira, 29 anos, e constatou que ele conduzia uma motoneta Jonny 50 com restrição de roubo/furto. O indivíduo foi conduzido à Deplan por suposta prática crime de receptação, juntamente com Givanildo Souza Pinheiro, 35, suposto vendedor da motoneta.
Na sexta-feira, 17, por volta das 14h, a equipe “Escorpião 06”, sob o comando 2º sargento Bispo Filho, recuperou um veículo Gol, de placas HZL 8225, que havia sido roubado e abandonado na avenida Visconde Maracaju, no bairro Dezoito do Forte.
Na noite do mesmo dia, a equipe “Escorpião 11”, comandada pelo 3º sargento Isaac, abordou Sandro da Silva Soares, 39 anos, e constatou que conduzia, uma motocicleta Honda Titan 150, de vermelha e placa NVI 8994, possuía restrição de roubo/furto. O indivíduo foi conduzido à Deplan por suposta prática de crime de receptação.
No sábado, 18, por volta das 11h, a equipe “Escorpião 03”, comandada pelo cabo Ventura, conduziu à Deplan, por suspeita de crime de receptação, José Rodrigo dos Santos, 20 anos. O veículo o qual conduzia, uma motoneta Jonny de cor preta, também estava com restrição de roubo/furto.
Já na noite do domingo, 19, a equipe “Escorpião 02”, comandada pelo 1º Sargento Fagundes, abordou Alef Santos Silva, 21, e Luciano Vieira, 35, que transitavam em atitude suspeita, nas proximidades de um posto de combustíveis da avenida Coelho e Campos, no bairro Santo Antônio. Durante a ação, foi encontrado um revólver calibre 38, com cinco munições, em poder da dupla. O caso foi conduzido à Deplan.
Na quinta-feira, 23, por volta das 14h, a equipe “Escorpião 06”, comandada pelo 2º sargento Bispo Filho, conseguiu evitar o furto a um estabelecimento comercial no centro de Aracaju. Um menor de idade subtraía peças de roupa de uma loja, quando a proprietária visualizou a guarnição do Getam e acionou os policiais. Após perseguição, o indivíduo foi detido e conduzido à Depla
Ainda na quinta-feira, por volta das 17h45, a equipe “Escorpião 03”, comandada pelo cabo Ventura, prendeu Rafael Santos Santana, 24 anos, e apreendeu um menor de idade, que transitavam em uma motocicleta sem placa, no centro comercial de Aracaju. Durante a abordagem, os policiais encontraram, em posse do menor de idade, um revólver calibre 38.
Instantes antes, a equipe “Escorpião 09”, comandada pelo 3º sargento Isaac, efetuava rondas no conjunto Bugio, quando suspeitou da atitude de dois indivíduos em uma motocicleta Honda Biz de cor vermelha e placa policial IAC-8001. Na abordagem, foi constatado que a motocicleta era roubada e que se tratava de dois menores de idade.
Ascom/PM