O Partido Liberal (PL) em Sergipe oficializou nesta sexta-feira, 5, a candidatura do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, a governador de Sergipe. Valmir, teve a inelegibilidade decretada, mas o caso está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Valmir de Francisquinho disputará as eleições ao lado da vereadora, Emília Corrêa (Patriota). A candidata a vice-governadora de Sergipe é defensora pública aposentada, comunicadora de rádio e TV e presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores.
O PL também confirmou o nome de Eduardo Amorim para a disputa pelo Senado. O candidato é bacharel em Direito, médico especialista em dor e ex-secretário de saúde. Também já foi senador e deputado federal.
Entenda
Valmir de Francisquinho foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) à perda de mandato e inelegibilidade por abusos de poder político e econômico nas eleições de 2018. A defesa recorreu e, em junho deste ano, o TSE manteve a decisão. Novamente a defesa recorreu e o STF manteve a inelegibilidade. A decisão, segundo o órgão, tem natureza processual, pois o acórdão do TSE que negou o recurso de Valmir de Francisquinho ainda aguarda publicação. A Assessoria Jurídica de Valmir de Francisquinho reafirmou que ele mantém-se elegível e com todas as condições constitucionais para escolha de nome em convenção e posterior registro de candidatura.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Verlane Estácio