Uma operação da Polícia Civil deflagrada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 27, desarticulou duas quadrilhas envolvidas com os crimes de tráfico de drogas, assaltos e homicídios que agiam há quase dois anos no município de Ribeirópolis. A operação cumpriu sete mandados de prisão, oito mandados de busca e apreensão e prendeu uma pessoa em flagrante.
De acordo com o delegado Cledson Ferreira, os primeiras indícios da atuação das quadrilhas chegaram ao conhecimento da polícia no segundo semestre de 2013. Sendo que nos últimos meses foi montado um intenso trabalho de investigação que culminou na identificação dos líderes das quadrilhas.
“O primeiro bando era comandando pelo traficante Jonhn Lennon Santos Lima e tinha como principal ponto de distribuição de drogas o bar da mãe dele. No local, a droga era vendida por Gisélia dos Santos, 30 anos, irmã de Jonhn Lennon, e nas ruas as drogas eram comercializadas por Diego Santos Menezes , o ‘Gordinho’ e Maria Isabel de Jesus, a ‘Beleza’. Já a outra quadrilha era chefiada por Daniel Andrade Lima, 22 anos, que por sua vez tinha como comparsas Tiago Santos da Costa, 33 anos, e Luiz Carlos de Jesus, ‘Alemão’, 39 anos, que além de vendedores de drogas também são investigados pela polícia por crimes de pistolagem. Daniel também contava com um informante identificado como Robevaldo Santos da Costa, 35 anos, autuado por associação criminosa e associação para o tráfico”, informou.
Após investigações, a polícia constatou que as duplas quadrilhas tinham chefes diferentes e que embora atuassem no mesmo ramo elas não eram rivais, pois mas havia uma ajuda mútua entre os traficantes.
“Quando faltava drogas um vendia para o outro, portanto eram quadrilhas auxiliares. Robevaldo morava ao lado da Delegacia de Ribeirópolis e sua função era passar detalhes da movimentação dos policiais da delegacia e também informar os passos de rivais de Tiago. Durante uma fase da investigação, nós recebemos informações que nos permitiram, além do trabalhos de campo realizados pelos agentes, chegar a entender os mecanismos desses grupos criminosos e finalmente obter êxito nessas desarticulações”, atestou Cledson.
Na oportunidade, também foi preso Irineu Andrade Nascimento, vulgo Catita, 26 anos, por mandado de prisão preventiva. Ao todo, nove pessoas foram presas e foram apreendidas uma escopeta calibre .12, três revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 756; R$ 15 mil em dinheiro, 140 gramas de cocaína, 200 cápsulas vazias e 500 gramas de maconha. A polícia também localizou um veículo HB-20, que foi roubado no município de Pinhão e estava sendo desmanchado em uma oficina mecânica da cidade de Nossa Senhora Aparecida. “Este carro foi roubado por Lennon e ele pretendia desmanchar o veículo e utilizar as peças em seu carro da mesma marca e modelo”, acrescentou o delegado.
Operação antecipada
Em virtude da apreensão do veículo, a Polícia Civil apurou que Lennon pretendia deixar Ribeirópolis nas próximas horas e fugir com destino ao Estado de São Paulo, mas ele acabou preso em casa com os seus comparsas.
Informações da SSP/SE