O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, marchantes e uma comissão de vereadores sancristovenses conheceram na tarde desta terça-feira, (13) toda a estrutura funcional do Frigorífico Serrano que passa a funcionar com toda a sua estrutura e modernidade a partir do próximo dia 20, no povoado Ribeira, em Itabaiana, distante, 57 Km de Aracaju.
Durante a visita, o prefeito, vereadores e marchantes conheceram todos os processos desde a chegada do animal na unidade até o processamento final de embalagem e condicionamento para o mercado.
Construído no Povoado da Ribeira, o Frigorífico Serrano é um empreendimento de 82 mil m² do Grupo Souza. O abatedouro vai atender aos criadores e feirantes das regiões Sul, Centro Sul, Grande Aracaju e Agreste de Sergipe. A expectativa é de que sejam gerados 140 empregos diretos.
Para a sua construção atendendo às normas da Vigilância Sanitária, foram investidos $22 milhões, com incentivo do Governo do Estado. Segundo a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), 40 mil bovinos são abatidos por mês em Sergipe. O Frigorífico tem capacidade para o abate de 600 bois por dia.
Essa possível mudança de local de abate de bois de São Cristóvão teve incio após uma visita do prefeito Marcos Santana e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Tadeu, ao presidente da Emdagro, Jefferson Carvalho. Segundo sua assessoria de comunicação, o prefeito buscava apoio para a reabertura do matadouro e do escritório da empresa no município para atender aos agricultores sancristovenses.
O proprietário do Frigorífico Serrano, Moacir Souza, agradeceu a visita e mostrou as instalações. “Com essa iniciativa do prefeito Marcos Santana, os vereadores e marchantes de São Cristóvão puderam conhecer nossas instalações e comprovar que todas as normas estabelecidas pela Emdagro, Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária são obedecidas aqui”, explicou.
Edvaldo Vieira (mais conhecido como Kika), marchante de São Cristóvão, acompanhou o prefeito na visita. “Foi bom fazer conhecer o novo Frigorífico de Itabaiana. Está tudo como manda a Vigilância Sanitária. A população terá carne de qualidade em sua mesa”, disse.
O presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Vanderlan Correia, destacou a higiene do local. “O processo de abate será muito mais higiênico com esse novo abatedouro. O povo de São Cristóvão será beneficiado com uma carne de qualidade, inclusive em questões higiênicas. Ficamos muito satisfeitos”, comemorou.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Tadeu, também disse que a mudança oferecerá melhorias para a população. “Um frigorífico desse porte e que atende as normas técnicas representa melhorias na qualidade da carne consumida pela população dos municípios atendidos”, disse.
Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, comemorou a visita e a reação dos marchantes e fateiras. “Ficamos muito satisfeitos não só com as instalações do Frigorífico Serrano, mas também em poder proporcionar melhores condições de trabalho para os marchantes e fateiras e, consequentemente, mais qualidade para a carne consumida pelos sancristovenses. Nós recebemos o convite do senhor Moacir Souza e resolvemos trazer os marchantes para saber suas impressões e não poderia ser melhor. Eles aprovaram a higiene e esse frigorífico é mais perto quase 20km” conclui.
Além do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, do secretários municipais: Carlos Tadeu (Agricultura e Meio Ambiente), Eldro França (Fazenda), Ademar Ribeiro (Planejamento), Edson Fontes (Assuntos Parlamentares) e de marchantes, a comitiva contou com as presenças dos vereadores Vanderlan Correia (presidente da câmara), Diego Prado, Djalma Santana, Irmão Gibson, Rege do Rosa Maria, Morgam Prado, Vanderlan Nego, Tony da Academia, Edson Pereira e Leandro da Renovação.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias