A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza nesta quinta-feira, 10, a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. A sessão especial para escolha daqueles que vão conduzir os trabalhos legislativos na segunda metade desta legislatura foi convocada pelo presidente Nitinho (PSD) e pegou a todos de surpresa.
Membros da oposição reagiram imediatamente alegando que a antecipação da eleição fere o artigo 84 da Lei Orgânica do Município que determina que a eleição para a renovação da Mesa Diretora realizar-se-á em, sessão especial, até o encerramento da Sessão Legislativa Ordinária do segundo ano da legislatura. “De acordo com este dispositivo, a partir do primeiro dia do segundo ano da legislatura é possível ser feita a eleição. No entanto, foi anunciado pela Mesa Diretora que amanhã, no meio do oitavo mês do primeiro ano da legislatura, acontecerá este processo. Isso é ilegal”, disse Iran Barbosa (PT)
No entanto, o presidente manteve a convocação e, segundo o Blog apurou, apenas uma chapa está na disputa. Nitinho buscará a reeleição numa conjuntura construída com Thiaguinho Batalha na vice-presidência e os vereadores Dr. Gonzaga, Isac Silveira e Seu Marcos, nas três secretarias, respectivamente.
Fontes do Legislativo ouvidas pelo Blog também informaram que o vereador Vinicius Porto (DEM), ex-presidente da CMA, passou o dia tentando costurar uma candidatura, mas não obteve o número necessário de parlamentares para formação de uma chapa.
A sessão para a escolha da nova diretoria está agendada para as 10 horas desta quinta. O prazo para registro de candidatura expira as 22 horas desta quarta. Alguns vereadores já adiantaram que vão acionar a Justiça para barrar a votação.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Kátia Santana, do Café com Política