O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão vai comemorar 50 anos de fundação no próximo dia 20. Haverá uma Missa em ação de graças, às 19h, na Igreja de São Francisco; abertura da Exposição “MASSC, 50 anos de história”, às 20h30, no próprio Museu, além de um concerto com a Orquestra Sinfônica da UFS, às 21 horas.
Em 1974, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão abriu as portas para contar a história de um povo que se formava naquela região. A quarta cidade mais antiga do Brasil recebe o nome de São Cristóvão, não somente em homenagem ao santo, mas, também ao seu fundador, o capitão Cristóvão de Barros, em 1590. O museu fica localicazo na Praça São Francisco, onde é guardado precioso acervo, permitindo um vasto conhecimento, não somente a quem professa a fé católica, mas também sobre a própria formação e crescimento da que viria a ser a primeira capital de Sergipe.
Em entrevista concedida ao portal SE Notícias, a diretora executiva do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Magna Barroso, ressalta que no próximo dia 20 de abril o museu completa meio século de existência e que haverá uma programação celebrando esse marco histórico que tem sido um guardião do patrimônio cultural.
“É com imensa honra que anuncio a festividade e abertura da exposição de 50 anos do museu de Arte Sacra, haverá uma missa às 19h00 na Igreja São Francisco. Convidamos a todos de São Cristóvão e aqueles que queiram prestigiar esse momento tão rico para a construção e desenvolvimento da nossa cultura,” enfatiza Magna Barroso.
A diretora executiva fala sobre as honrarias que serão concedidas nesse dia. “Estarei entregando o selo comemorativo aos 50 anos do museu que foi fundado pelo bispo Dom Luciano Cabral Duarte e os selos também serão entregues às autoridades presentes, teremos também um bolo gigante, para cantarmos juntos os parabéns com a comunidade presente’’.
O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão é um importante reduto da história para Sergipe, e que precisa estar disponível para o público que visita a cidade. “É um patrimônio da humanidade e isso por si só já traz uma importância muito grande, além de conter várias peças belíssimas que contemplam imagens do século XIV, XV e XVI. Vale muito a pena ver as belezas e conhecer as histórias que elas contam. Nós temos uma peça que é a única no Brasil que é a fuga para o Egito. É uma peça rara. Temos imagens feitas a ouro, muito bonitas e ricas em detalhes’’, destaca a diretora.
Como visitar
Para a população sergipana e turistas que não conhecem o museu de Arte Sacra, ele fica situado na praça São Francisco. Magna fala, ainda, sobre os dias e horários de funcionamento e o que as pessoas que residem em São Cristóvão precisam levar comprovantes de residência em nome do morador ou de membro do grupo familiar para ter acesso gratuito ao museu: “A visitação funciona de terça-feira ao domingo das 9h às 17h, a entrada é gratuita para quem é da cidade, porém precisa comprovar que é morador, levando documento de identificação e comprovante de residência. Para quem vem de fora existe uma taxa de dez reais, a inteira, sendo meia para estudantes e professores que apresentarem a carteirinha’’.
Para os diretores de escolas que desejam levar os alunos para conhecer o museu, é preciso agendar com antecedência e mandar um ofício solicitando a visita, juntamente com o comprovante de endereço da escola.
Apoio da prefeitura
De acordo com Magna Barroso, a parceria com a prefeitura de São Cristóvão deu certo. “O museu pode continuar de portas abertas graças à prefeitura, somente assim conseguimos manter funcionando. Quando assumi a direção, estava quase fechando e apenas com dois funcionários. A prefeitura abraçou nosso projeto e de mãos dadas continuamos a fazer dar certo, ela atende nossas necessidades e tudo o que a gente precisa”, reforça.
Segue abaixo a programação em comemoração para quem deseja participar do evento que marca o início de uma história, que se perpetua por meio século:
Convite: 20 de abril de 2024
Missa em Ação de Graças: às 19h, celebrante Pe. Genário de Oliveira Júnior, local: igreja de São Francisco.
Abertura de exposição às 20h30, “MASSC 50 anos de história”, local: Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.
Concerto: às 21h, Orquestra Sinfônica da UFS, local: Capela do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Por Redação SE Notícias