O Ministério Público Eleitoral em Sergipe recomendou, neste mês de outubro, que os diretórios municipais dos partidos políticos adotem medidas de segurança sanitária em atos de campanha e cumpram as medidas contra a disseminação do novo coronavírus. No estado, há mais de 80 mil casos confirmados e 2.118 mortes pela Covid-19.
Foi recomendado que os diretórios evitem eventos que ocasionem aglomeração de pessoas, como caminhadas, carreatas, comícios, reuniões. Além disso, os candidatos devem evitar o contato físico com eleitores, especialmente os apertos de mão, abraços, beijos em crianças ou segurá-las no colo.
Também foi recomendado evitar o uso e compartilhamento de informes impressos como cartilhas, jornais, santinhos, dando preferência ao marketing digital. A recomendação ainda destacou a necessidade de adoção de cuidados sanitários nos comitês ou locais de reuniões político-partidárias, como distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras faciais, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.
Os partidos que descumprirem a recomendação estão sujeitos à representação na Justiça Eleitoral.