Na tarde do último domingo, 3, durante rondas preventivas de rotina, policiais militares da cidade de Cristinápolis surpreenderam o motorista José Albertino da Silva Filho, mais conhecido por Beto, 41 anos, no exato momento em que ele furtava óleo diesel do veículo cavalo mecânico (modelo VW/25.370 CLM T 6X2, cor cinza, placa policial nº. KHW-3541-PE), de propriedade da sociedade empresária Interlândia, para a qual o referido cidadão trabalhava.
O flagrante aconteceu quando Beto retirava quatro galões (de 20 litros cada) de óleo diesel, com o objetivo de vendê-lo no povoado Tabela, em Cristinápolis. A polícia também descobriu que os compradores desse combustível costumam adicionar água ou álcool para, então, revender o produto aos moradores do local. “Além disso, eles o armazenam sem as mínimas condições de segurança, o que traz muitos riscos à comunidade e prejuízos aos usuários do combustível adulterado”, explica o delegado da cidade, Gerlândio Gomes.
Péssima Qualidade
O delegado informa, também, que no mesmo local do flagrante foram apreendidos cerca 1.000 litros de combustível, entre óleo diesel e gasolina, que apresentam péssima qualidade, e já haviam sido adquiridos de outros motoristas, em atuação semelhante. Com a chegada da polícia, outros integrantes do grupo conseguiram fugir do local, abandonando o combustível, o material utilizado e uma bicicleta.
“O motorista, no entanto, foi preso e autuado em flagrante delito, pagando R$ 622 de fiança, sendo liberado em seguida. A pior consequência para ele, contudo, foi a perda do emprego, já que a sociedade empresária foi acionada do fato e já enviou outro motorista para recolher o veículo, atualmente apreendido na Delegacia de Cristinápolis”, acrescenta o delegado Gerlândio Gomes.
Seguindo o objetivo de diminuir o ‘trambique’ (dos desvios de cargas e combustíveis) na região, essa é a segunda apreensão em apenas uma semana, já que há poucos dias a PM recuperou sete toneladas de cimento que também haviam sido furtados e deixados na cidade para posterior revenda. Destaque-se que a PM de Cristinápolis conta com o comando do sargento SGT PM Barros, e que o flagrante foi efetuado pelos policiais Anselmo e Brasileiro.
Adepol/SE