O último dia das festividades em homenagem à Padroeira de Itaporanga D’Ajuda foi marcado por devoção e muita fé. A festa religiosa em Itaporanga é considerada uma das mais tradicionais do Estado, atraindo fiéis de várias cidades de Sergipe e de estados vizinhos.
Nesta segunda-feira (02), as comemorações começaram logo cedo. Às 6h houve alvorada festiva, seguida de novenas, quermesses, palestras e procissão pelas principais ruas da cidade. A tradicional comemoração, que é realizada há 161 anos no município, reuniu na Praça da Matriz, no Centro da cidade, milhares de famílias e fiéis devotos de Nossa Senhora D’Ajuda.
Um dos momentos mais esperados da festa foi o show do cantor brasiliense Jonny, um dos ícones da música cristã no Brasil. O cantor católico se apresentou por volta das 20h, logo após o encerramento da procissão, na Praça da Matriz, celebrada pelo Padre Melquíades.
A organização e segurança da festa foram os quesitos mais elogiados pelos fiéis. Em vários momentos, a administração municipal foi reconhecida pelo apoio e incentivo às tradições religiosas em Itaporanga.
“Todos os anos eu e minha família participamos desta festa que é uma bênção em nossas vidas. A gente observa também que a cada ano a organização do evento melhora ainda mais. Por isso é que nós parabenizamos a prefeitura desta cidade e a diocese de Itaporanga pela belíssima festa cristã. Estamos muito felizes com as bênçãos alcançadas”, comemora a professora Isabel Ferreira, que veio de Rio Real, na Bahia, acompanhada de familiares e amigos da cidade e de outras regiões.
As equipes das secretarias de Governo, Saúde, Ação Social e Agricultura, Comércio e Indústria, também participaram da organização da festa. De acordo com o secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, além de proporcionar alegria e emoção, a festa também gera emprego e renda para o município.
“Essa é uma festa que tem grandes proporções, porque além de proporcionar alegria e emoção, ela também proporciona algo muito importante para as famílias trabalhadoras: emprego e renda. Muitas das famílias que trabalham na área do evento ou em torno dele têm nessa festa uma fonte de renda. Todos os vendedores são de nossa cidade e não pagam praticamente nada para comercializar seus produtos”, explica o secretário.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), apoiar as festas religiosas é fortalecer a cultura local e contribuir com o turismo religioso. A prefeita lembra que a cultura em Itaporanga faz parte das prioridades da administração Faz Mais por Você.
“A nossa administração apoiou e continuará apoiando as tradições culturais de nossa cidade, a exemplo da festa de nossa padroeira. Uma festa como essa enriquece a nossa cultura e fortalece o turismo religioso, um dos mais crescentes no mundo. Tenho certeza que todos que vieram a Itaporanga saíram daqui abençoados e com sua fé mais revigorada. Estamos muito felizes pela tranquilidade e sucesso desta festa tão importante para o nosso povo”, diz a prefeita.
Atrações
As comemorações começaram no dia 1º e de 2 de fevereiro, na Praça de Eventos, com shows de Luan Estilizado, Simone e Simara, Rojão Diferente, Free Stylle, Asas Livres e Neto LX. Na segunda-feira, último dia das festividades, na Praça da Matriz, a festa ficou por conta do cantor católico Jonny, que cantou músicas de sucesso no mundo cristão.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, estiveram presentes às comemorações da Festa da Padroeira, os secretários municipais: Thiago Luduvice (Governo), César de Bebé (Agricultura, Comércio e Indústria), Mirela Cortês (Cultura), Francinaldo Alves (Esportes e Juventude), Elisônia Lisboa (Saúde), Rubens Murilo (Administração), Antonio Pedro (Controle Interno), Maria de Fátima (Assistência Social), Doralice Alfano (Educação). A coordenadora social Elma Regina e o assessor de Comunicação Orácio Oliveira também prestigiaram a festa.
A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores: Bruno Sobral, Tonho de Luquinha, Professor Humberto, Celinha Sobral, Mariza da Mata e Renatinho de Zé de Lili, presidente do Poder Legislativo, além do assessor jurídico João Garcez.