A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 26 e 27, na Urgência 24h do conjunto Eduardo Gomes, o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), que promove a qualificação de médicos e enfermeiros para salvar mais vidas. A formação tem o objetivo de fornecer uma sistematização internacional no atendimento às vítimas das patologias cardiológicas, como a parada cardiorrespiratória, infarto, AVC e arritmias.
O prefeito Marcos Santana esteve presente na Urgência 24h e falou sobre importância da qualificação profissional para o bom atendimento da população.”Que este trabalho de qualificação profissional que a secretaria municipal de saúde vem desenvolvendo de forma constante, seja revertido em bom atendimento e em um serviço de saúde de qualidade. Nosso objetivo é que os cidadãos que procuram a Urgência 24h do conjunto Eduardo Gomes, possam encontrar profissionais cada vez mais capacitados e aptos na resolução dos problemas das pessoas”, destacou.
“A população de São Cristóvão de forma gradativa tem aderido mais e mais à Urgência 24h. As pessoas têm compreendido a importância da urgência e da sua classificação. Por isso as capacitações são fundamentais. Os cursos nos possibilitam maior eficácia no atendimento e a pronta recuperação dos pacientes”, disse a coordenadora da Unidade de Urgência 24h, Lindete Almeida.
Com introdução teórica, o curso focou nos exercícios práticos para que os participantes pudessem reforçar o conhecimento na área cardíaca. As atividades incluíram a identificação de paradas e quais os procedimentos a serem tomados. Para isso foram utilizados manequins próprios para esse tipo de assistência. A coordenadora técnica Jande da Rocha, observou a importância da formação continuada dos profissionais para a qualidade no atendimento. “A gestão municipal tem dado todo o apoio na qualificação da equipe de enfermeiros e médicos. Desde fevereiro nós estamos promovendo cursos voltados para a educação continuada na Urgência 24h. O que estamos realizando hoje vai garantir mais qualidade na assistência à população”.
Para a doutora Mirella Sobral, médica da unidade, o curso é mais uma possibilidade de qualificação. “Cuidados avançados é muito importante para os médicos que trabalham em urgência. Achei uma iniciativa maravilhosa. São esses cursos que fazem a complementação do nosso conhecimento. Isso mostra a preocupação em promover uma saúde de qualidade e garante uma sistematização internacional no atendimento de vítimas com problemas cardiológicos”.
Com duração de 30 horas, o curso é muito importante para médicos e enfermeiros que atuam no Pré-Hospitalar, Unidade Coronariana, Terapia Intensiva, dentre outras áreas. “O nosso treinamento gera uma capacitação para ocorrências de pré – parada e parada cardíaca, situações que os médicos e enfermeiros de saúde vivem diariamente. Possibilita aos profissionais atenderem ao paciente de forma mais preparada”, pontuou o médico e instrutor do curso, Patrick Harrison Sampaio.
A capacitação aconteceu contou com apoio da Associação Saúde em Movimento, Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ascom/PMSC