A força da tradição dos festejos juninos no Nordeste do País foi tema do discurso do deputado federal Márcio Macêdo (PT) nesta quarta-feira, 11. Em plenário, o parlamentar apresentou um panorama das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, tomando Sergipe como referência e destacando a importância cultural, turística e econômica das comemorações juninas no Estado.
“Em Sergipe, os santos juninos são intensamente celebrados. A principal característica que destaca a nossa festa é uma extraordinária diversidade, fazendo-a ser considerada por muitos como o melhor São João do Brasil. Eu mesmo considero. E não é bairrismo. Cada cidade sergipana celebra as datas com características muito próprias. É um espetáculo variado de cores e sabores para agradar todos os gostos”, afirmou.
Em discurso, Márcio Macêdo citou as principais manifestações culturais do período, como os festejos da Rua São João, do Centro de Criatividade e do Gonzagão, além do Arraiá do Povo e do Forró Caju, em Aracaju, a Festa do Mastro, em Capela, a batalha de espadas e o barco de fogo, em Estância, a Festa do Caminhoneiro, em Itabaiana, o tradicional São João de Pacatuba e as comemorações de São Pedro, em Cristinápolis, Poço Verde, Muribeca e Nossa Senhora do Socorro.
“Cada cidade celebra as datas com características muito próprias. É um espetáculo variado de cores e sabores para agradar todos os gostos. Uma grande festa gastronômica segue paralela às músicas e às danças. Os espetáculos pirotécnicos, outra tradição do ciclo junino, continuam vivos em Sergipe, talvez o único Estado brasileiro a conservar esse ritual em todas as etapas. Brincadeiras, grupos folclóricos desfilando nas ruas, muito xote, xaxado e baião, ritmos musicais genuinamente nordestinos, comida típica da melhor qualidade, paz e harmonia”, descreveu o parlamentar.
Ao destacar a relevância econômica da festa, Márcio Macêdo explicou que os festejos juninos contribuem fortemente manter a ocupação da rede hoteleira no mês de junho. “Em Sergipe, durante esse período, mais de 400 mil turistas visitam o Estado. Nos dias próximos ao São João e ao São Pedro, a lotação dos hotéis chega a quase 100%”, disse. O aumento do consumo de combustíveis e do gás de cozinha, a movimentação do mercado imobiliário em algumas cidades, o aumento do consumo do milho e do amendoim, que representa um crescimento de até 40% nas vendas da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa) foram alguns dos dados apresentados pelo parlamentar para referenciar a importância das festas juninas.
“Nessa medida, essas festas merecem o apoio decidido não apenas dos governos locais, mas também dos Ministérios da Cultura e do Turismo, que se devem fazer presentes com apoio, assistência técnica para realização e divulgação dos eventos, bem como no apoio à articulação com agentes privados que possam atuar como patrocinadores. Parabenizo o governador Marcelo Déda, parabenizo a todo o povo sergipano, e aproveito para convidar todo o Brasil para que no próximo ano, possam ir conhecer e participar conosco desse belíssimo evento que é a festa junina, em Sergipe”, encerrou.
Assessoria Parlamentar