O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) alertou que mais de 20 mil documentos de carteira de identidade permanecem arquivados na sede da instituição por não terem sido retirados pelos cidadãos solicitantes do RG em Sergipe. Os documentos podem ser retirados de forma gratuita até seis meses após a emissão, porém, pelos seis meses seguintes, é preciso o pagamento da taxa de desarquivamento. Os RGs que já foram arquivados – seis meses após a emissão – devem ser retirados na sede do IIWSG, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.
O diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, explicou que a instituição atende a uma média de 1,8 mil a 1,9 mil pessoas por dia. “Desse volume de atendimento, é gerado uma emissão média de 1 mil a 1,1 mil carteiras de identidade. Mas, o que nós temos reparado é que, nos últimos meses, há um volume significativo de documentos que foram já expedidos e não foram retirados”, revelou.
Jenilson Gomes também informou que o cidadão que solicita a carteira de identidade em Sergipe tem mecanismos para acompanhar o processo de emissão do RG. “O cidadão, ao fazer a coleta biométrica, recebe um número de protocolo com a data prevista para retirada, além da informação sobre o ponto em que vai retirar aquele documento, que geralmente é a unidade onde houve o atendimento”, detalhou.
O processo de acompanhamento da solicitação da carteira de identidade é feito pelo site da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE). “No site da secretaria, o cidadão acessa a página do RG e informa o número do protocolo que foi recebido durante o atendimento. É com esse protocolo que o cidadão faz o acompanhamento e verifica se o documento já está pronto para ser retirado”, orientou.
Conforme o diretor do IIWSG, após a data de liberação da carteira de identidade, o cidadão possui um prazo para retirar o documento. “Caso o RG não seja retirado em até seis meses após a sua emissão, esse documento vai para o arquivo do Instituto de Identificação. O documento fica nesse arquivo durante seis meses. Após esse período, o documento é inutilizado”, alertou.
Jenilson Gomes explicou que, caso o documento já tenha sido direcionado ao arquivo do Instituto de Identificação, será preciso pagar uma taxa de R$ 12,40. “Nesse período, o cidadão deverá ir à sede do IIWSG e, nesse caso, irá pagar a taxa de desarquivamento. O que não é interessante para o cidadão e nem para o Instituto de Identificação”, especificou o diretor da instituição.
Além do custo ao cidadão, com o pagamento da taxa de desarquivamento, o arquivo desses documentos solicitados pelos cidadãos e não requisitados por eles também geram impactos no atendimento do IIWSG. “É algo que compromete até o atendimento. Porque ficam muitos documentos represados e necessitando que um servidor fique guardando ou custodiando esses RGs, o que pode atrasar o atendimento ao cidadão”, evidenciou
O diretor do Instituto de Identificação concluiu destacando que, após o período em que o documento pode permanecer arquivado na instituição, será necessário que o cidadão inicie novamente o processo de solicitação do RG. “Passou esse período, o cidadão não tem mais como retirar esse documento e deverá fazer o processo de solicitação do RG novamente”, finalizou Jenilson Gomes.
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