Foco no Norte e Nordeste do Brasil contribuirão com 60% no valor almejado
A marca catarinense, Lielos Cosméticos, aspira em 2012 seu primeiro R$1 milhão. Em 2011, a empresa, com menos de quatro meses de desempenho, fechou o ano com R$250 mil. O acréscimo de R$750 mil corresponde a um aumento de 300% no faturamento para este ano. O almejado milhão será resultado das várias ações estipuladas pela empresa. A primeira, e mais importante delas, será a ampliação dos atuais 3 mil pontos de vendas (PDV) para 10 mil pontos até dezembro, em todo Brasil.
O resultado será alcançado quando a segunda meta estiver em prática, como explica Bruno Rebouças, sócio-diretor da marca: “Nosso objetivo é ter pelo menos um distribuidor parceiro em cada estado e no Distrito Federal. Atualmente, nossos produtos já são comercializados em todo Brasil, via grandes redes de drogarias, farmácias, perfumarias e supermercados, que atingem os 26 estados e Brasília. Mas, temos consciência que os distribuidores vão alavancar nosso ritmo de vendas, o que de fato já é uma realidade em algumas regiões, como o Sul, Norte e Nordeste, por exemplo”.
Outra estratégia da empresa é focar as regiões de acordo com as demandas climáticas. Com o fim do verão e a frente fria chegando ao Sul do Brasil, a aposta – neste momento – está nas regiões Norte e Nordeste. São lá que os produtos estão encontrando espaços tangíveis nas prateleiras. Atualmente, os produtos da Lielos são comercializados em nove estados, por representantes nestes estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Pará, Alagoas, Maranhão e Ceará. A aposta nessas regiões será por tempo permanente, pois o Norte e Nordeste demandam o ano inteiro. O foco da empresa é tanto nessas regiões, que 60% do faturamento total previsto para este ano virá de lá.
Para estreitar o relacionamento com distribuidores do Norte e Nordeste, a empresa planeja reuniões de negócios em maio no Pará e Maranhão, estados onde a maior rede de farmácias da região, a Big Ben – adquirida pela BR Pharma em 2011 – é ponto de venda dos produtos Lielos. Ainda neste semestre a marca, por meio da rede Big Ben, pretende ampliar os pontos de venda em mais estados, como na Paraíba, Piauí e Amapá, após a Ação de Verão, quando os produtos deverão ser levados até os clientes, nas praias e por meio de ações em pontos de venda. O foco da empresa, nas regiões Norte e Nordeste, deverá ser responsável por 60% do faturamento total previsto para este ano.
Treinamentos permanentes também fazem parte do foco de aproximação dos distribuidores. Por meio dos vendedores dos atuais e novos parceiros, os sócios-diretores Bruno Rebouças e Eduardo Brancher estão se dedicando, entre outras funções, a treiná-los. Esse contato direto está oportunizando abertura do canal de distribuição e fidelização dos sete produtos, divididos entre linhas dermocosméticos e praia.
E-commerce
Para somar nas estratégias de fortalecimento da marca, a Lielos criou em 2011 um canal exclusivo de venda ao consumidor. Os produtos têm venda 100% segura e preços acessíveis. Além disso, o cliente ganha frete grátis na compra de dois ou mais produtos. O endereço do e-commerce é www.lojalielos.com.br.
Bom momento
Os produtos cosméticos estão em alta no mercado nacional, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o crescimento está ligado a fatores diretos e indiretos, como a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor; lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado e aumento da expectativa de vida, o que traz mais cuidados com a estética.
Outros dados somam-se positivamente ao setor, como ascensões das classes B e C, que alteram hábitos de consumo no país, e queda da taxa de desemprego no Brasil – taxa de desocupação foi estimada em 5,7%, houve redução de 8,6% em relação ao passado, de acordo com dados divulgados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março de 2012.
Sobre a Lielos Cosméticos:
Sediada em Florianópolis, na Capital catarinense, a Lielos Cosméticos é uma marca de produtos de beleza e cuidados com a pele. Idealizada pelos sócios-diretores Bruno Rebouças e Eduardo Brancher, a linha da Lielos é composta por sete produtos. Entre as opções de uso corporal diário estão os protetores solares fatores 15 e 30. Ambos têm proteção UVA e UVB, assim como toda a linha da Lielos, e são muito resistentes à água. Os bloqueadores faciais nos fatores 30 e 60 foram desenvolvidos para os cuidados específicos do rosto, pois sua alta proteção auxilia na prevenção de rugas, manchas e no envelhecimento precoce da pele. Os produtos podem ser utilizados sob a maquiagem. A versão 60 contém colágeno vegetal em sua formula, produto antiidade.
Os bloqueadores solares faciais Cor de Base, versões clara e média, destacam-se por apresentarem em sua formulação o colágeno vegetal, que minimiza os efeitos do tempo e previne rugas. Os bloqueadores têm proteção UVB FPS 30, hidratam, uniformizam e disfarçam as imperfeições da pele. A vantagem destas opções é que são três produtos em um: protetor solar, antiidade e maquiagem. O hidratante para as mãos com bloqueador solar FPS 30 é uma novidade no Brasil, pois além de hidratar o produto protege as mãos contra rugas, manchas e envelhecimento precoce.
Toda a linha da Lielos Cosméticos contém vitamina E, é hipoalergênica; não comedogênica (não obstruem os poros), o que evita a formação de cravos; é livre de óleo (oil free), ideal para quem sofre compeles oleosas; e apresenta em sua embalagem a porcentagem de proteção UVA, acima dos 97%. Os produtos da Lielos Cosméticos estão disponíveis em farmácias, drogarias; lojas de cosméticos; clínicas de estéticas; mini, super e hiper mercados de todo o Brasil. Mais informações sobre a Lielos Cosméticos através do site institucional www.lieloscosmeticos.com.br ou na loja virtual www.lojalielos.com.br.
Wagner Moura – Assessoria de Comunicação