Sergipe pode até ser o menor estado brasileiro, mas suas belezas naturais e seu povo acolhedor não deixa nada a desejar aos grandes centros turísticos. Prova disso são os lençóis sergipanos, infelizmente pouco divulgado no estado e fora dele, mas quem já teve o privilégio de conhecer nunca mais vai esquecer.
Distante apenas 45 km da capital sergipana, o município de Pirambu possui diversos atrativos como: a Lagoa Redonda, o Banho da Prata, Cachoeira do Roncador todos esses lugares são bastante visitados por turistas e sergipanos durante o ano inteiro. Mas quando se fala em Lençóis Sergipanos quase ninguém conhece. Esse paraíso pouco explorado fica entre os municípios de Pacatuba e Pirambu, especificamente na reserva biológica de Santa Isabel.
Os Lençóis em Sergipe são um complexo de dunas em meio a muita natureza, e banho de lagoas doces formadas pela água da chuva que lembram o olho humano. O único acesso para esse paraíso é feito pela Fazenda Aracuipe responsável pela preservação a mais de 30 anos de toda a floresta e fauna da região.
A Fazenda Aracuipe é um atrativo a parte, construída em 1986. A origem do nome “Aracuipe” é de raiz Tupi, onde a mesma significa “O sol do meio-dia”. A parte de dentro é toda feita com mobília rústica, atribuída ao período de Brasil-Colônia, com moveis feitos de madeira vindas de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Outro atrativo de muita notoriedade é a quantidade de quartzos que fazem parte da estrutura da casa. Uma sala feita somente com as pedras em suas colorações branco e rosa. Foram todas trazidas, de forma bruta, pedras de 200kg-250kg que foram todas quebradas à mão e encaixadas à mão também, pedra por pedra.
Os proprietários da Fazenda trabalham com turismo consciente com o intuito de não danificar o ecossistema da região. Por isso, para ter acesso a esse paraíso a Fazenda Aracuipe disponibiliza plano de Day-Use, aluguel por temporada e camping, sempre com limites de pessoas, pensando na preservação ambiental. Os agendamentos são feitos via Instagram: @fazendaaracuipe ou pelo Whatsapp (79) 9 8102-7213.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Herieta Schuster