Informações postadas originalmente no Portal Infonet
Uma decisão da desembargadora Maria Aparecida Gama considerou ilegal a greve dos professores da rede municipal de ensino de São Cristóvão e determinou que os trabalhos sejam retomados na próxima segunda-feira, 20. Em greve desde o último dia 4 de março, a categoria protesta contra o corte dos salários.
De acordo com o assessor de comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, Elton Coelho, o município tomou medidas no sentido de evitar que alunos e pais sejam prejudicados. “Os alunos já estão com o ano letivo prejudicado e as mães estavam correndo o risco de terem o benefício do Bolsa Família cortados, já que precisam comprovam que os filhos estão estudando regularmente em uma escola”, afirma.
A decisão prevê multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento e determina que sejam descontados dos salários os dias não trabalhados.
Relembre o caso
A categoria em greve protesta contra o corte dos salários e a redução dos benefícios dos professores. A prefeita encerrou as negociações e convocou os professores a voltarem as salas de aula. A categoria se negou a retomar as atividades e para reivindicar a abertura das negociações com a prefeita Rivanda Batalha, na última terça-feira, 14, os professores ocuparam a sede da Secretaria de Educação do Município. No entanto, foram obrigados a deixar o local após uma decisão do Juiz Titular da Vara Cível de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, ter determinado a saída imediata e a reintegração liminar da posse do prédio.