A aluna Erika Rezende, 16 anos, que cursa a 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, foi aprovada na edição de 2013 do Programa Jovens Embaixadores. Com essa conquista ela foi contemplada com uma viagem para os Estados Unidos, no mês de janeiro, onde ficará 15 dias hospedada na casa de uma família americana assistindo aulas em escolas de ensino médio, fazendo apresentações sobre o Brasil e participando de trabalhos voluntários. Os custos da viagem e hospedagem são financiados pela embaixada dos Estados Unidos.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Este ano mais de quatro mil estudante, entre 15 e 18 anos, matriculados em escolas públicas de todo o país se submeteram ao rigoroso processo de seleção do programa. No entanto, apenas 35, entre eles Erika, conseguiram a aprovação. “Foram uma série de fases, com prova escrita, oral, entrevista, apresentação de documentos. No final do processo, depois que você é aprovado, ainda há milhares de requerimentos que tem que atender e documentos para a seleção inicial”, informou a jovem embaixadora.
Erika confessou que nunca tinha feito um curso de inglês e passou a se dedicar a disciplina por conta do programa. “Comecei a estudar em casa e, com a orientação da professora Iranci Tommasi, que leciona inglês no Atheneu, fiquei mais segura e não desisti de participar do programa. Quando soube da minha aprovação não sabia se ria ou chorava de tanta emoção e alegria”, comemorou.
Com esta conquista a aluna reforçou a importância da educação para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. “Devemos sempre traçar metas e se esforçar para alcançarmos nossos objetivos. A educação é o caminho para isso, é como podemos mudar o mundo e transformar realidades. Estou muito orgulhosa em representar minha escola, meu estado em outro país e espero que mais colegas meus alcancem esse mérito”, disse a estudante.
O Colégio Atheneu Sergipense teve dois alunos pré-classificados no Programa Jovem Embaixador. Além de Erika, que foi a vencedora, o aluno Natanael Feitosa também participou do concurso. Não passou na seleção final, mas será contemplado com uma viagem a uma capital brasileira, no mês de julho de 2014, onde irá participar de diversas atividades com outros estudantes brasileiros. “Fiquei feliz pela Erika e feliz também por ter chegado até onde cheguei nesse concurso tão disputado. Não vou para os Estados Unidos, mas participarei de outras ações proposta pelo programa aqui no Brasil, interagindo com colegas de outros estados”, disse o aluno.
Um outro aluno do Atheneu também foi classificado neste concurso, na edição 2008/2009. Sillas Moraes da Silva era aluno do 3° ano e conheceu os Estados Unidos, onde fez intercâmbio na cidade de Washington.
Honra
Orgulhos também ficaram os professores de Erika que sempre acreditaram no potencial da jovem.”Nós apoiamos e estimulamos muito a Erika, mas o mérito dessa conquista é todo dela. Sempre esforçada; sempre foi uma excelente aluna, integrada em todas as atividades da escola. Fico honrada em ser professora desta jovem que tem um futuro promissor pela frente”, declarou a professora Iranci Tommasi, que leciona língua inglesa no Atheneu.
Essa também é a opinião do professor Genaldo Lima, diretor do Atheneu Sergipense.”Erika é mais uma aluna que se destaca em programas de cunho nacional e internacional dedicados a estudantes. Temos alunos classificado no programa Caminhos do Mercosul, no programa Jovem Senador e agora temos uma jovem embaixadora. Neste ano em que o Atheneu comemora seus 143 anos de fundação a instituição de ensino prova que continua sendo uma referência na educação do estado de Sergipe. Estamos todos felizes com essa conquista”, declarou Genaldo.
Sobre o Programa
O Programa Jovens Embaixadores, iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com organizações dos setores públicos e privados, é voltado para estudantes brasileiros de destaque, com consciência cidadã e que pertençam à camada sócio-econômica menos favorecida. O Programa Jovens Embaixadores será realizado nos Estados Unidos no mês de janeiro de 2014. O programa é integralmente financiado pela Embaixada dos Estados Unidos, sem qualquer custo para o estudante selecionado.
Agência Sergipe de Notícias